Olimpia 24 Horas

MONSENHOR ANTONIO - SANTÍSSIMA TRINDADE: A Nossa Família

Postado em: 24/05/2018

Quando o catequista perguntava o que entendíamos com as palavras: "Mistério da Santíssima Trindade?”, respondíamos: "Há um só Deus em três pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo". Este mistério nos foi confirmado com as palavras de Jesus, quando disse que Deus é Pai. E quando ele se apresentou como o Filho de Deus, que veio para dar-nos exemplo de como nós devemos viver para também sermos filhos de Deus. Como auxílio, para os que imitaram o seu exemplo e se comprometeram continuar a sua missão, prometeu enviar-lhes o Espírito Santo. Assim, o que aprendemos no catecismo é verdade, porém, não é toda a verdade. Jesus disse que assumiu a nossa natureza humana para ensinar-nos como nós precisamos viver como pessoas humanas, para que nós sejamos filhos adotivos de Deus. Esta dimensão universal da Família Trinitária, é o que nós somos convidados a meditar neste domingo.

A nossa participação na família Trinitária, já nos foi revelada na hora da criação do homem, quando Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança, e o fez homem e mulher". Foi assim que Deus criou todas as famílias à "imagem e semelhança" da Família Trinitária. Jesus resume todo o seu Evangelho lembrando-nos de que todos somos convidados a ser filhos de Deus e que precisamos demonstrá-lo imitando o seu exemplo. Tirando a ideia que domina a muitos cristãos, que são cristãos de conversa, e com as suas obras manifestam que continuam pagãos.

A Primeira Leitura, afirma que Deus nunca abandoa o seu povo, por isso pede a Moisés que volte para o Egito e peça ao faraó que dê liberdade a seu povo. E, quando se encontrava no deserto, mostrou a sua presença providenciando a comida e também a água para beber, e fez aliança com ele. Moisés lhe disse: "Guarda suas leis e os seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos, que virão depois de ti, e vivas longos dias sobre a temi que o Senhor teu Deus te dará para sempre".

São Paulo (Romanos 8, 14-17) diz: "Irmãos, todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus- são filhos de Deus. De fato, vos não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos clamamos: ‘Abbá, ó Pai!’ O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. E, se somos filhos,' somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos glorificados também com ele". Esta é a promessa que ele nos fez: "Quero que aonde eu estou, vocês estejam também".

No Evangelho (Mateus 28, 16-20) Jesus promete acompanhar-nos todos os dias no cumprimento da missão que ele nos confia com estas palavras: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo". Por isso, nós podemos ter certeza de que podemos contar com a sua presença em todos os momentos da nossa vida.

Deus é o único Pai que nunca abandona seus filhos!

Monsenhor Antonio

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais