Olimpia 24 Horas

MONSENHOR ANTONIO - A NOSSA PÁSCOA

Postado em: 20/04/2019

Nós conhecemos a páscoa dos judeus que libertou o povo de Israel da escravidão do Egito, e mandou que a celebrassem todos os anos para nunca esquecer que, através de Moisés, os libertou da escravidão, os conduziu pelo deserto, e os levou até a terra de Canaã, que Ele tinha dado a Abraão e a todos os seus descendentes. Conhecemos a Páscoa de Jesus, o filho de Maria, que Deus escolheu para, com o seu exemplo e a sua palavra, ensinar-nos o caminho que precisamos seguir, a verdade em que podemos acreditar, e pagar pelo nosso pecado, para que todos os que quiserem possam ser filhos de Maria dos quais Jesus é o primogênito e exemplo para todos os irmãos.

Como nós aprendemos, sem nenhum fundamento bíblico, que Jesus é o Filho de Deus feito homem, só celebramos todos os anos a Páscoa de Jesus. Sendo que a promessa que Deus fez foi “enviar outra mulher” para ser a Mãe do Seu povo. Jesus é o “primogênito” para dar exemplo a todo o povo que desejar ser filho de Deus, será, também, filho de Maria. Isto nos impede a ter um conhecimento certo da Páscoa de Jesus, e desconheçamos completamente a Nossa Páscoa. Sendo que ela está muito bem explicada no evangelho.
         
Quando anunciamos a celebração da quinta feria santa nos limitamos em anunciar a missa e lava pés, sem falar do mais importante que Jesus fez naquela última ceia. É tão importante que Jesus disse a seus discípulos: “desejei ardentemente comer esta ceia com vocês antes de morrer.” Depois celebrou a primeira missa, a Sua e a Nossa Páscoa, com todos os detalhes, para que nós entendamos o seu significado e o imitemos, e disse: “Fazei isto e minha memória.” Esta é a Páscoa de Jesus e a nossa Páscoa, que será consumada quando, no dia seguinte, desde o alto da cruz, pede: “Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.” A partir deste momento, podemos ficar livres do pecado, recuperar a nossa dignidade de filhos de Deus, e, imitando o exemplo e seguindo os ensinamentos de Jesus, fazer parte da Sua Família.

Jesus nos ensina que, se queremos ver satisfeitos os nossos anseios de paz e de felicidade, precisamos da nossa intimidade com o Pai e com os irmãos, conforme a palavra de Deus.  Assim celebramos a Páscoa de Jesus, que é também a nossa Páscoa, porque todos nós fazemos parte da mesma família, e do mesmo povo. Ele que ajuntou-se ao seu povo no rio Jordão, onde foi batizado como os outros, passou toda a sua vida nos meio do povo, celebrou, com todos os que o acompanharam, a páscoa  dos judeus, na última ceia. Depois celebrou a Páscoa com todos os que o acompanharam.
         
“Fazei isto em minha memória”. Com este mandamento despediu-se dos seus discípulos e foi para o Horto das Oliveiras, para receber do Pai a coragem para realizar a Páscoa que acabava de celebrar com o seu povo. Com a sua paixão e a sua morte na cruz, reparou o pecado de todos, e abriu-nos as portas do céu. Esta é a Páscoa de Jesus e é também a nossa Páscoa que Ele nos manda celebrar todos os domingos. Quando deixamos de  participar da missa, desprezamos o que Jesus fez para salvar-nos.
         

Na missa celebramos a Páscoa de Jesus e de todo o povo de Deus!

Monsenhor Antônio Santcliments Torras

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais