Olimpia 24 Horas

MONSENHOR ANTONIO - 5º Domingo de Páscoa  A IGREJA 

Postado em: 18/05/2019

Todos nós conhecemos a palavra “Igreja”, porém, poucos conhecem o seu significado e as condições necessárias para fazer parte dela. Muitos confundem a palavra com o prédio onde a comunidade se reúne. Outros pensam que consiste em receber ou praticar alguns dos rituais ou atos religiosos que nela se realizam. Tudo isto faz parte da vida da Igreja de Cristo. Mas, a Igreja de Cristo não é nada disto e, por isso, depois da Páscoa, dia em que celebramos o nascimento da Igreja de Cristo, somos convidados a conhecer o que é a Igreja. Santo Agostinho afirma que: “o batismo nasceu do lado aberto de Cristo pregado na cruz.” Neste momento nasceu a Igreja, da qual Ele é o primogênito, e na presença de Maria, a Mãe da Igreja e de todos os que dela fazemos parte, seguindo o exemplo do seu filho.

          A palavra de Deus convida-nos a conhecer melhor quem é a “Igreja de Cristo.” Para ajudar-nos a entender, nos convida a ler o livro dos Atos dos Apóstolos (14,21-27) O apóstolo Paulo, acompanhado do seu discípulo Barnabé, deixa Antioquia para começar a sua primeira viagem apostólica. Em todas as cidades pregavam o evangelho até reunir uma comunidade cristã, depois iam para outra cidade. Assim eles percorreram várias cidade do império grego e do império romano. Depois resolveram voltar para Antioquia, passando pelas mesmas cidades para ver como continuavam as comunidades que haviam formado. Vendo continuavam fiéis ao exemplo e aos ensinamentos de Cristo, os apóstolos designaram presbíteros incentivar a fé de cada comunidade.

          Assim conhecemos que a Igreja de Cristo é formada pelas comunidades que imitam o exemplo de Jesus e seguem os seus ensinamentos, Os sacerdotes sãos aqueles que, seguindo o exemplo de Jesus, e procurando conhecer bem os seus ensinamentos, colocam a sua vida a serviço da comunidade para que aumente cada dia mais a sua fidelidade aos ensinamentos de Cristo. Os bispos, são chamados os sucessores dos apóstolos, porque sua missão é incentivar os sacerdotes para que eles ajudem à comunidade a ser fiel aos seus compromissos cristãos. Para o Papa, é Jesus que diz para Pedro: “Tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos (bispos) na fé.” Disto deduzimos que a Igreja de Cristo é a comunidade que imita o exemplo e segue os ensinamentos que Deus nos deu por Seu intermédio. E o Papa, os bispos, e os padres, somos responsáveis pelas nossas comunidades. 

          São João no Apocalipse (21,1-5) revela-nos qual é a missão de Igreja de Cristo: “Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra; Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida como esposa enfeitada para o seu marido. Então, ouvi uma voz que saia do trono e dizia: ´Esta é a morada de Deus entre os homens. Deus vai morar no meio deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles.`"

           São João, no seu Evangelho (13,32-34) nos revela o segredo desta transformação, dizendo: “Eu vos dou um novo mandamento: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, assim também vos deveis amar-vos uns aos outros. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.” Aqui está a razão do porquê ninguém acredita em ninguém, nem nos ensinamentos da Igreja, porque o egoísmo ocupa o lugar do amor, e construímos um mundo onde não existe lugar para Deus. E queremos continuar com o nome de cristãos!

Monsenhor Antônio Santcliments Torras

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais