Olimpia 24 Horas

MONSENHOR ANTONIO - 32º Domingo do Tempo Comum - FÉ COERENTE

Postado em: 10/11/2018

Ser coerente na fé! Esta é a reflexão que a palavra de Deus nos convida fazer neste domingo. Como sempre é uma reflexão oportuna e necessária. Oportuna porque, se paramos e pensamos um pouco, concluiremos que nos falta muita coerência na fé que nós professamos. O que, possivelmente, nunca pensamos é que a fé que não é coerente não vale nada diante de Deus. È necessária, porque a fé, se não for coerente, ela é uma fé fingida, e este pecado é abominado por Deus. A palavra de Deus nos demonstrará que este é um pecado que corroem a vida religiosa da maioria do povo de Deus e até dos responsáveis pela religião. Hoje, os meios de comunicação os anunciam e nós estranhamos estas faltas de coerência, sobretudo quando são cometidos por religiosos, padres e bispos. Prestemos atenção nas leituras da missa deste domingo e vejamos o que está escrito na Bíblia.

          Começa com um fato lindo da via do profeta Elias (2Rs 17,10-16). Ele nos mostra a coerência do profeta, e como Deus é fiel e protege aos que provam a sua coerência na fé através das obras. Elias é o profeta chamado de “andarilho”, por não poder ficar muito tempo no mesmo lugar porque o rei o procurava para matá-lo, devido a que pedia para o povo que, não se deixasse enganar pelas ameaças do rei. que exigia que todos adorassem os falsos ídolos que as amantes haviam trazido das nações vizinhas, e que continuassem fieis à aliança feita com Javê. Esta leitura é uma prova de como Deus protege a todos os que lhe são fiéis, não só acompanhando os passos do profeta, como também atendendo o pedido em favor daquela viúva que se encontrava em perigo de morrer de fome, ela e seu filho. Elias a animou com estas palavras: "Assim diz o Senhor, Deus de Israel: “A vasilha de farinha não acabará e a jarra de azeite não diminuirá, até o dia em que o Senhor mandar chuva sobre a face da terra. A farinha da vasilha não acabou, nem diminuiu o óleo da jarra, conforme o que o Senhor lhe tinha dito por intermédio de Elias.”

          Jesus nos pede que tenhamos cuidado com aqueles que gostam de praticar uma religião de fachada, somente para aparecer, para que ninguém seja enganado (Mc 12,36-44): “Jesus dizia, no seu ensinamento: Tomai cuidado com os doutores da lei! Eles gostam de andar com roupas vistosas, de ser cumprimentados nas praças públicas; das primeiras cadeiras nas sinagogas e dos melhores lugares nos banquetes. Eles devoram as casas das viúvas, fingindo fazer longas orações. Por isso eles receberão a pior condenação.” Os doutores da lei eram os responsáveis pela orientação religiosa do povo. Em outro lugar Ele aconselha ao povo: “Façam o que eles dizem, mas não façam o que eles fazem; porque eles dizem e não fazem.”

          Este conselho de Jesus vai dirigido a eles e a todos nós. Primeiro a eles, porque eram os responsáveis pela formação religiosa do povo de Deus, e, por isso, eles mereciam um castigo maior. Vão dirigidas a todos nós, porque fé é vida; e a vida só têm sentido na medida em que é vivida plenamente. Por isso, nós não encontramos a alegria de viver, muitas famílias perderam até a idéia do que é uma família, destruímos a natureza criada por Deus para o bem-estar de todos, não estamos respeitando a vida de ninguém,  e, finalmente, estamos nos suicidando destruindo a natureza que foi criada para ser o sustento de toda espécie de vida.

          Nós somos vítimas da nossa falta de coerência!

Monsenhor Antonio

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais