Olimpia 24 Horas

MONSENHOR ANTONIO - 3º DOMINGO DO ADVENTO: Testemunhar a Luz!

Postado em: 15/12/2017

A Palavra de Deus do domingo passado, falava-nos duma "Boa Notícia" pela qual todos nós que procuramos, que leva a um comportamento conforme os seus ensinamentos e que devemos anunciar sempre, com o nosso exemplo e com a nossa palavra. Com o nosso exemplo, para ser coerentes entre o que fazemos e o que ensinamos. Assim, também eles possam experimentar a paz e a felicidade que nos traz sempre uma boa notícia, tanto quando a comunicamos aos outros, como quando a recebemos, possa estar sempre conosco, ainda que nos encontremos no meio dos piores ambientes. É nestas circunstâncias que nós precisamos conservar a nossa alegria e o nosso otimismo, que é a única luz que pode cativar a todos os que se encontram perdidos no meio das trevas e trazer-lhes um pouco de alegria e de esperança.

Este é o exemplo que nos deu o mesmo profeta que no Primeiro Domingo do Advento, lamentava porque o seu povo havia se desviado do bom caminho e andava perdido e sofrendo. No domingo passado Deus, através do mesmo profeta, diz: "Consolai o meu povo, consolai-o, diz o vosso Deus. Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que a sua escravidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida". Neste domingo, pelo mesmo profeta (Isaías 61,1-11) Deus afirma em que consiste esta Boa Notícia: "O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar os feridos da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para o que estão presos; para proclamar o tempo da graça do Senhor". Assim, Deus vai preparando o seu povo para o Natal. Esta deve ser a nossa preparação se quisermos celebrar o verdadeiro Natal de Jesus. Ele é bem diferente do natal que celebram os seguidores do Papai Noel. Existe urna diferença fundamental: o Natal do Papai Noel fomenta a ambição e o consumismo, que são a causa da corrupção e da violência que todos nós detestamos; e o Natal de Jesus defende a Justiça e promete a Paz que todos desejamos. Podemos escolher!

Deus pediu que, se desejavam fazer parte do seu povo, deviam preparar-se para receber o Messias que ele escolheria do meio deles. Eles responderam: "Nós faremos tudo o que o Senhor mandar!". Eles, porém, não cumpriram a promessa, e ainda corromperam, com as suas injustiças, os sacerdotes, os mestres, da Lei e todos os servidores do templo, o que fez que a Jesus aconselhasse o povo: "Façam o que eles dizem, mas não façam o que eles fazem, porque eles dizem e não fazem". São João no seu evangelho (João 1, 6-28) afirma: "Surgiu um homem enviado por Deus, seu nome era João". Os que haviam se comprometido a preparar o povo para receber o Salvador, esqueceram da promessa que haviam feito. Por isso Deus enviou a João para fazer o que o povo e a religião judaica deveriam ter feito: "Ele veio corno testemunha para dar testemunho da luz, para todos os que chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz". Os sacerdotes e os levitas perguntaram: "O que dizes de ti mesmo? João declarou: Eu sou a voz que clama no deserto: Aplainai o caminho do Senhor". Para celebrar o Natal do Senhor devemos perguntar-nos: O que faço para preparar os caminhos do Senhor?

Monsenhor Antonio

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais