Olimpia 24 Horas

MONSENHOR ANTONIO - 2º DOMINGO DE QUARESMA: EU SOU O CAMINHO

Postado em: 16/03/2019

“Eu sou o caminho, ninguém vai ao Pai senão por mim.” Com estas palavras, Jesus faz a sua apresentação para os seus discípulos. Em outro lugar, Ele afirma que eles devem imitar “o filho do homem que nâo veio para ser servido e sim para servir e dar a sua vida por todos.” Precisamos prestar atenção nas suas palavras para descobrir que Ele nunca disse que era Filho de Deus, e sempre se  apresentou como homem, desde o seio da Mãe até a morte na cruz. Na sua vida em Nazaré foi obediente a seus pais, depois ajudava a José nos seus trabalhos de carpinteiro, e sempre, em companhia de seus pais, ia a Jerusalém em motivo da Páscoa. Assim a Família de Nazaré mantinha a sua união com o Pai.

Ao iniciar a sua vida pública foi ao Rio Jordão para juntar-se com o seu povo e receber o batismo de penitência administrado por João Batista para o perdão do pecado. Com o batismo de Jesus, passou a ser o gesto de entrada à  Família de Deus. As palavras do Pai: “Este é meu filho,” e a presença do Espírito Santo, se repetem todas as vezes que alguém recebe o sacramento do Batismo; a água perdoa o pecado, e o Espírito nos faz participantes da natureza divina e dos atributos se Deus.

Depois foi para o deserto onde foi tentado pelo demônio. Para que nós lembremos que ninguém existe para não fazer nada e assim confirma o ditado popular: “A cabeça vazia oficina do diabo”. Quem não a ocupa em coisas boas, o demônio a ocupa em coisas más. Como Jesus era um homem igual a nós, foi tentado com as mesmas tentações com que também nós somos tentados: a ambição pelas riquezas, pelo poder, pela vaidade e pelo prazer. Estes são os quatro tormentos que perturbam o ser humano desde o início do mundo até hoje. 

No evangelho deste domingo (Lc 9,28-36) Jesus continua mostrando-nos o caminho que todos precisamos seguir se queremos a Paz que procuramos e desfrutar do ambiente que desejamos. Para isto chamou a três discípulos: Pedro, Tiago, e João. Chegando a cima da montanha, Ele começou a transfigurar-se até que o seu rosto ficou mais brilhante que o sol, a roupa ficou branca que nem a neve. Apareceram Moisés e Elias, transfigurados, conversando com Jesus. Ao ver isto, Pedro exclamou: Mestre, é bom estarmos aqui! Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.” Ele ainda estava falando, quando uma nuvem os cobriu com a sua sombra. Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: “Este é o meu filho, o escolhido escutai o que ele diz!”

O Pai está nos apresentando a Jesus, filho de Maria, a Mulher escolhida       para ser a Mãe do seu povo. E a Jesus, filho de Maria e primeiro filho adotivo de seu povo. “Escutai o que ele diz!” Este é o pedido que o Pai faz para todos os que queiram ser seus filhos adotivos, participantes de Sua natureza divina, da paz,  da felicidade e dos outros atributos privativos Seus, mas Ele faz participantes a seus filhos adotivos, para viverem felizes, e, imitando o exemplo de Moisés, de Elias e de Jesus, façam deste mundo um lugar de amor, de Justiça e de Paz, onde todos possam \exclamar como Pedro: Como e bom estarmos aqui! 

          Este é o Caminho que o Pai nos mostra através da pessoa de Jesus.

          O Caminho que nos ensinam os homens, infelizmente, já o conhecemos.

          Qual dos dois, nós vamos seguir?

Monsenhor Antonio Santcliments Torras

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais