Olimpia 24 Horas

MONSENHOR ANTONIO - 16º Domingo do Tempo Comum - ALERTA AOS PASTORES

Postado em: 21/07/2018

“Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho da minha pastagem, diz o Senhor!” Há dois domingos, a palavra de Deus afirmava que pelo sacramento do batismo estamos comprometidos a ser continuadores da missão de Cristo, e lembrava as palavras que a Igreja dirige a todos os que recebem o batismo, ao serem ungidos com o Óleo do Crisma: “Você participa do múnus sacerdotal, régio e profético de Cristo”. Isto é o mesmo que dizer que, como cristão, é continuador da missão de Cristo. Diante desta responsabilidade, muitos exclamam: “Como posso fazer isto, se eu não sei nada”. No domingo passado encontramos a resposta: a verdadeira sabedoria, que nos mostra a Verdade, que nos leva a praticar a Caridade, e nos faz superiores a todas as coisas criadas, não se encontra nos livros nem se aprende nas universidades, mas a recebemosde Deus.

Hoje, é o profeta Jeremias (Jr 23,1-6), que nos alerta: “Ai dos pastores que deixam perder-se e dispersar-se o rebanho da minha pastagem, diz o Senhor! Desse modo, isto diz o Senhor, Deus de Israel, aos pastores que apascentam o meu povo.Vós dispersastes o meu rebanho, e o afugentastes e não cuidastes dele; eis que irei verificar isso entre vós e castigar a malícia de vossas ações, diz o Senhor. Eu reunirei o resto de minhas ovelhasde todos os países para onde foram expulsas e as farei voltara seus campos, e elas se reproduzirão e multiplicarão. Suscitarei para elas novos pastores que as apascentem, não sofrerão mais o medo e a angústia, nenhuma delas se perderá, diz o Senhor. Eis que virão dias,diz oSenhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiçae a retidão na terra. Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranqüilo; este é o nome com que o chamarão: "Senhor, nossa justiça’.”

O profeta anuncia o Bom Pastor, filho de Davi. Dá para nós compreendermos que está referindo-se a Jesus de Nazaré. Porém Ele é só o Primogênito, o primeiro de todos os outros pastores que continuarão a sua missão de cuidar de todas as ovelhas que fazem parte do povo de Deus. Por isso, Ele disse: “Eu vos dei exemplo para que vocês façam a mesma coisa”.

São Paulo (Ef 2,13-18), mostra que ele entendeu a mensagem de Jesus, e a cumpriu anunciando aos primeiros cristãos que eles também faziam parte dos pastores com que o Pai confiava para apascentar o seu rebanho. Assim Ele afirma: “Irmãos, agora em Jesus Cristo, vós, que outrora estáveis longe, vos tornastes próximos pelo sangue de Cristo. Ele, de fato, é a nossa paz: do que era dividido, Ele fez uma unidade.Em sua carne Ele destruiu o muro da separação: a inimizade. Ele aboliu a lei com seus mandamentos e decretos. Ele quis, assim, a partir do judeu e do pagão, criar em si um só homem novo, estabelecendo a paz. Quis reconciliá-los com Deus, ambos num só corpo, por meio da cruz; assim ele destruiu em si mesmo a inimizade. Ele veio anunciar a paz a vós, que estáveis longe, e a paz aos que estavam próximos. É graças a Ele que uns e outros, em um só Espírito, temos acesso junto ao Pai”. Nós, cristãos, somos os sucessores dos apóstolos e os pastores da Igreja de Cristo!

Monsenhor Antônio

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais