Olimpia 24 Horas

MONSENHOR ANTONIO - 14º Domingo do Tempo Comum: A NOVA CRIAÇÃO

Postado em: 07/07/2019

Depois que os nossos primeiros pais, Adão e Eva, destruíram o projeto de Deus, duvidando de Sua palavra, e seguindo os conselhos da serpente infernal, cometendo o primeiro pecado de injustiça, e provocando o primeiro ato de violência que o mundo conheceu, Deus fez a grande promessa de construir um mundo novo, enviando homens novos. O apóstolo São Paulo lembra-nos este momento, quando afirma: “Pelo pecado de um homem, Adão, a morte entrou no mundo; pela morte de outro homem, Jesus, entrou a vida.” Com estas palavras, São Paulo nos confirma o ditado que todos nós ouvimos muitas vezes: “Construindo o homem, construímos o mundo; destruindo o homem, destruímos o mundo.”

          São Paulo, na sua carta aos Gálatas (6,14-18), diz: “Irmãos, quanto a mim, que eu me glorie somente na cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. Pois nem a circuncisão nem a incircuncisão têm valor, o que conta é a criação nova. E para todos os que seguirem esta norma, como para o Israel de Deus paz e misericórdia.” Assim, São Paulo nos explica a origem da nova criação que todos nós estamos esperando: A Nova Criação têm sua origem no seio de Maria, a mulher prometida pelo Criador que, por sua fidelidade à palavra de Deus, seria a Mãe de todo o seus povo.

          Esta é a Nova Criação, anunciada pelo profeta Isaias (66,10-14): “Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos vós que a amais, tomai parte em seu júbilo todos vós que choráveis por ela para poder sugar e saciar-nos ao seu seio de sua consolação e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória". Isto diz o Senhor: “Eis que farei corre para ela a paz como um rio e a glória das nações como corrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. Como uma mãe que acaricia o seu filho, assim eu vos consolarei, e sereis consolados em Jerusalém. Tudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestara a favor de seus servos.”

          São Lucas (10,1-20), mostra-nos o cumprimento da profecia de Isaías, contando o gesto de “Jesus que escolheu setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois na sua frente, a toda cidade e lugar a onde ele próprio devia ir". E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos.” Eles foram sem levar nada. “Os setenta e dois voltaram muito contentes", dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.” Jesus respondeu: "Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago.”

          Nós podemos perguntar-nos: “Para onde foi esta Nova Criação? Facilmente encontramos a resposta: A quem nós estamos imitando? A Adão e Eva ou à Família de Nazaré? Com a nossa ambição e o nosso consumismo, o que podemos esperar? Uma Nova Criação ou uma maior destruição e violência?       

Monsenhor Antonio Santcliments Torras

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsável:
Julio César Faria
Julião Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olímpia24Horas nas Redes Sociais