Olimpia 24 Horas

MEU AMIGO PET - DRA GRAZIELE BIJOTTI comenta sobre os tipos de ENVENENAMENTOS. Veja!

Postado em: 24/05/2020

Olá pessoal, meu nome é Graziele Bijotti, sou médica veterinária e hoje vamos falar sobre os tipos de Envenenamentos.

" Envenenamento são todos os efeitos danosos as células do organismo por substâncias nocivas que entraram no corpo de alguma forma e que podem causar sérios danos ao animal, deixa-lo com sequelas ou até levá-lo a morte."

Os venenos podem ser ingeridos de várias formas, podem ser aspirados (em casos de venenos em pó), podem ser absorvidos pela pele (em casos de produtos para matar ectoparasitas), injetados na veia, podem ser ingeridos de forma acidental (como por exemplo, pessoas que colocam veneno para ratos e baratas e o seu pet vai la e ingere por acidente) ou ingeridos propositalmente ( como por exemplo, pessoas que colocam veneno em alimentos e oferecem propositalmente para os animais, uma atitude da extrema maldade humana e que é crime previsto em Lei).

 

 

Animal envenenado (Imagem/Internet)

Os animais também podem ser envenenados por ingestão de plantas tóxicas  e também por picada de animais peçonhentos.

O efeito do veneno no organismo dos animais vai depender da quantidade ingerida e do tempo que foi ingerido, podendo na maioria das vezes levar o animal a morte.

Na internet encontramos varias receitas "caseiras" ensinando como cortar o efeito do veneno, como por exemplo: ovo cru, baba de quiabo, leite gelado e etc. Mas, nenhuma dessas coisas citadas foram comprovadas cientificamenteque funciona.


Como proceder em casos de envenenamento:

O ideal é levar o seu cão ou gato com suspeita ou confirmação de envenenamento imediatemente ao veterinário de sua confiança.

Mas, caso o proprietário do pet esteja longe de acesso veterinário e quiser ir prestando os primeiros socorros, aqui vai algumas dicas importantes:

* Não jogue água gelada no animalzinho, o veneno já baixa a temperatura e associado a água gelada faz com que a temperatura baixe mais ainda fazendo com que o bichinho tenha hipotermia, agravando mais ainda a situação.

* Deixe o animal em jejum, não o alimente ou force a alimentação, porque a ingestão de bebida ou comida acelera a digestão e absorção do veneno mais rapidamente.

* Tente identificar o que pode ter causado essa intoxicação, procurando vestígios na boca do animal e no ambiente que ele vive, para facilitar o antídoto.

* Lave a boca do animal com água corrente.

* Existe um medicamento encontrado em farmácias e casas veterinárias chamado carvão ativado, se por acaso tenha essa medicação em casa, pode ser dada para o animal até  chegar ao veterinário mais próximo.

* Nunca e em hipótese nenhuma dê ao seu pet carvão para churrasco. O carvão para churrasco é  totalmente diferente do carvão ativado, ele é tóxico e você pode agravar mais ainda o estado de saúde do seu animal.


NO MEU AMIGO PET TEM TAMBÉM O BANHO E TOSA
No MEU AMIGO PET também tem banho e tosa. "Nossos banhos são quentinhos, com ambiente climatizado e usamos os melhores produtos para o seu Pet, usamos a linha completa da Pet Society Hydra".

E hoje no quadro a BELEZA DA SEMANA temos a nossa querida fofuxinha GRANOLA, da proprietária Maria Regina Mialichi:

GRANOLA, da proprietária Maria Regina Mialichi 

E também a nossa querida modelo de penteado a MILU da proprietária Rose Neves:

A belíssima MILU, da proprietária Rose Neves

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais