Olimpia 24 Horas

MEU AMIGO PET - Como proteger o seu animal dos Fogos de Artifício

Postado em: 30/12/2020

Olá pessoal, meu nome é Graziele Bijotti, sou médica veterinária da clínica veterinaria Meu Amigo Pet - Olimpia.

Hoje vamos falar sobre: como proteger o seu animal do medo dos fogos de artifício.

Nós sabemos que está proibido soltar fogos de artifícios que tenha barulho, porque assustam as crianças, incomodam os idosos e apavoram os nossos queridos Pets.

O barulho associado ao medo desencadeia uma resposta fisiológica de estresse muito grande, fazendo com que os nossos animais fiquem ofegantes, com as pupilas dilatadas, tremendo e alguns animais morrem devido a esse estresse.

Eu já tive essa dolorosa experiência, alguns anos atrás tinhamos uma cachorrinha idosa, cardíaca que tinha pavor de fogos de artifício e ela acabou morrendo nos braços do meu pai devido ao estresse que ela passou por causa dos fogos e foi uma virada muito triste para nós.

Aqui vai algumas dicas de como vocês podem proteger e dar um conforto para os seus animais que morrem de medo de fogos de artifício.

Não amarre o seu animalzinho, pois ele pode se ferir gravemente;

Não deixe o seu Pet no quintal, em varandas ou terraços, pois ele pode fugir ou cair e se machucar;

Antes da queima dos fogos, deixe o seu cãozinho ou gatinho alimentado;

Abrigue o seu animalzinho, deixe-o em um cômodo seguro, sem espelhos, sem objetos pontiagudos ou que possam machucar o seu animal se caso ele comece a se debater. Feche a janela desse cômodo, a cortina para que ele não veja as explosões causadas pelos fogos;

Identifique o seu  animal com coleira que tenha plaquinha de identificação, colocando o nome do seu Pet e um telefone para contato, caso ocorra uma fuga;

Se puder  Nao deixá-lo  sozinho e abraça-lo seria perfeito, mas se precisar deixá-lo sozinho, siga essas dicas para poder pelo menos dar um conforto para o seu animalzinho durante esse período de medo e estresse.

Eu gostaria de pedir para que as pessoas se conscientizassem e não soltassem fogos, em respeito Nao só aos animais, idosos e crianças, mas em respeito as familias que perderam seus entes e amigos queridos. Façam um minuto de silêncio em respeito a essas pessoas.

Meus sinceros sentimentos a todos que perderam seus familiares e amigos.

E desejo a todos os clientes e amigos um Ano Novo cheio de Esperança, Saúde e Paz para todos.

(Dra. Graziele Bijotti/Meu Amigo Pet/Olímpia)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais