Olimpia 24 Horas

MEMÓRIA VIVA - Lançamento do projeto documenta história de Benito Benatti

Postado em: 10/07/2018

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio do Arquivo Público Municipal “Dr. Antônio Augusto Reis Neves”, realizou na noite da última sexta-feira, dia 6 de julho, o lançamento do Memória Viva. O projeto tem o objetivo de documentar, por meio de material audiovisual, a história de pessoas que contribuíram e contribuem, de forma significativa, para o desenvolvimento de Olímpia, em diversas áreas, sob a ótica dos seus protagonistas. A primeira edição do evento homenageou o empresário Benito Benatti, presidente do Parque Aquático Thermas dos Laranjais.

Na abertura da cerimônia, a filha do homenageado, Solange Benatti Murad, agradeceu a honraria em nome da família. “É uma noite de celebração. Estamos reunidos com pessoas que fazem parte da história da vida do meu pai. Essa homenagem está inserindo o nome de Benito Benatti na história e uma cidade é feita de histórias, a preservação da cultura se faz exatamente pelo fato de pessoas que compõem a cidade e a memória, sendo viva, é uma forma de estarmos homenageando a pessoa e ela está aqui, assistindo e acompanhando. É um projeto de extrema importância, porque realmente preserva nossa cultura. Nosso muito obrigada por meu pai estar fazendo parte desse momento tão especial. Somos muito gratos ao prefeito Fernando Cunha e toda a equipe da secretaria de Administração”, disse emocionada.

A secretária de Administração, Eliane Beraldo Abreu de Souza, responsável pelo Arquivo Público, explicou como será o projeto Memória Viva. “Faremos documentários audiovisuais de, no máximo, 15 minutos, com entrevistas de pessoas em situações e períodos da história da cidade, guiado pela memória do entrevistado. Esses vídeos farão parte do acervo permanente do Arquivo Público Municipal. A partir de suas memórias nós traremos fotos e documentos que forem possíveis, de forma a tornar ainda mais interessante esse registro”, contou.

O prefeito Fernando Cunha, no uso da palavra, falou da importância do Arquivo Público Municipal e do projeto criado. “O Memória Viva procura, minimamente, reconhecer aquelas pessoas que tanto fazem por Olímpia, como é o caso do senhor Benito. O Arquivo Municipal é mais uma atividade, uma extensão da Administração Municipal. Quando a Eliane e sua equipe trouxeram a ideia do arquivo, achei importante e válida por algumas razões, entre elas a dimensão da história e da vida presente do munícipio que ao arquivo vem registrar. E, em seguida surge esse projeto que é o Memória Viva. Vamos reconhecer os méritos de quem muito tem feito pela cidade e muito fez. Vamos ainda em vida homenagear essas pessoas e gravar ensinamentos para as futuras gerações. Isso é Memória Viva”, afirmou o prefeito.

“O senhor Benito é o primeiro capítulo desse projeto pelo significado que tem a história de vida dele em nossa cidade. Eu diria que o turismo é mais que 50% da economia do município, imaginem Olímpia sem o turismo, o que significa sem o Thermas dos Laranjais. Imaginem que ela seria 50% mais pobre do que é hoje. Esse é o significado de um projeto que o seu Benito foi o idealizador. Por isso, temos que reconhecer neste momento, enquanto estamos vivenciando essa experiência viva dessa contribuição do seu Benito. Ele merece esse reconhecimento pelo o que ele representa, pelo o que ele fez pela nossa cidade. Esse projeto vai se estender para mais pessoas que contribuíram e contribuem muito para nossa cidade, mas começamos por quem, nesse momento, tem uma representação, um significado especial que é o senhor Benito Benatti. Nós temos pessoas que são muito importantes, mas temos homens que são imprescindíveis, um deles é o senhor Benito Benatti”, concluiu o prefeito Fernando Cunha.

Após os discursos oficiais, foi exibido o vídeo documental do Projeto Memória Viva, contando um pouco da história do senhor Benito Benatti. O vídeo apresentado foi catalogado e inserido como documentação histórica no Arquivo Público Municipal. Também foram exibidos dois vídeos em comemoração ao aniversário do presidente do Thermas dos Laranjais, celebrado no dia 04 de julho, um preparado pelos colaboradores do Parque Aquático e outro enviado pelo atores do programa A Praça é Nossa, do SBT.

Para finalizar a solenidade, foi entregue ao homenageado um certificado de documentação e arquivamento da história. O lançamento também foi acompanhado por familiares e amigos de Benito Benatti, pelo vice-prefeito, Dr. Fábio Martinez, pelos vereadores Zé das Pedras e Luiz Salata, secretários municipais e outras autoridades.

O Projeto Memória Viva é coordenado pela secretaria de Administração, sob a responsabilidade da bibliotecária Maria do Carmo Passi e da chefe de setor de Arquivo Físico, Ana Paula Bertolino.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsável:
Julio César Faria
Julião Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olímpia24Horas nas Redes Sociais