Olimpia 24 Horas

MARCONDÉSIA - Centenário da Capela movimenta a cidade e a região para grandiosa Festa

Postado em: 29/05/2017

Moradores da pequena e pacata cidade Marcondésia, distrito de Monte Azul Paulista, cidade localizada nas margens da rodovia Armando de Salles Oliveira, a SP-322, entre as cidades de Severínia e Monte Azul Paulista, comemoram neste ano de 2017 o seu Centenário da Capela.
 

SÁBADO, 1O DE JUNHO, QUERMESSE EM LOUVOR A SANTO ANTONIO
Lembrando que dia 13 de Junho, data de sua fundação, é o dia do Padroeiro da cidade, Santo Antonio de Pádua, mas as festividades começam bem antes, já no sábado, dia 10 de Junho, com a abertura da grandiosa Festa em Louvor a Santo Antonio. Festa e quermesse que todos os anos movimenta toda a região, uns pela devoção, outros, pelo simples prazer de participar da festa com a família, festa que aliás se tornou tradição em toda a região.

CARTELA SHOW DE PRÊMIOS 
Desde o começo do ano estão sendo vendidas na cidades e na região, a R$ 15 reaisCartelas Show de Prêmios, prêmios que serão sorteados sendo que a renda será toda revertida para a Capela e a para a comunidade católica.

ATÉ UM FUSCA CHEIO DE CERVEJAS!
Entre os vários prêmios tem até um VW Fusca que o ganhador ainda levará para casa cheio de latas de cerveja. Haja cerveja hein! Além do VW Fusca cheio de latas de cerveja, a Cartela Show de Prêmios vai sortear ainda outros prêmios como um aparelho de som e duas bicicletas.

A comunidade católica de Marcondésia tem uma página na rede social Facebook que pode ser acessada para maiores informações sobre a mega festa que está sendo preparada com o maior amor e carinho do mundo, pela comunidade e pela população que colabora, afinal, são 100 anos de Capela na pequena, tranquila e abençoada Marcondésia, cidade que tem Santo Antonio de Pádua como seu eterno protetor. (Fotos: Reprodução do Facebook, Weliton M. Albino e J. Sane Malagutti)

VEJA A PÁGINA DA COMUNIDADE NO FACEBOOK:

https://www.facebook.com/events/349040065292528


UM POUCO DA HISTÓRIA DE MARCONDÉSIA

Há muito que a fundação de Marcondésia é uma incógnita para os pesquisadores da História do distrito. Faltam datas específicas de sua fundação, entretanto, é sabido, que antes da fundação de Monte Verde, Cajobi e Olímpia, um povoado já ocupava essas regiões na boca do sertão indo ao encontro da “Guerra dos Bárbaros” (nome dado no Estado de SP à expulsão dos índios). Habitavam nestas regiões do Turvo e Avanhandava as tribos Tupis, Guaranis e Canguangues que, por volta de 1850, com a expansão do sistema de posses por parte dos mineiros, foram expulsos de suas terras sentido ao Mato Grosso.

Marcondésia, assim como demais povoados foram currutelas de bandeirantes espalhadas por todo o sertão desconhecido de Araraquara, que por volta de 1870, era o limite entre o estado civilizatório e o sertão. O Noroeste do Estado, passava ainda por uma reforma das posses territoriais em mudanças ainda no Império que corria para seu findar e que tinha como conhecimento apenas o mapeamento hidrográfico.

Assim, a população de Marcondésia foi se mantendo e se civilizando com a modernidade através dos anos conforme a pecuária e o café traziam migrantes Espanhóis e Árabes para a região. Somente mais tarde os italianos desciam nos trilhos desta região. Consta documentado, através das linhas ferroviárias os traços de civilização de Marcondésia, quando ainda era distrito de Monte Verde, que logo depois tornou-se Cajobi.

Por isso, sem muita diretriz de sua fundação, Marcondésia mantém sua raiz cultural presa à religião através da Paróquia de Santo Antônio, data em que a festa é a comemoração da identidade de sua cultura local. É como se cada quermesse fosse um aniversário.
Fonte: https://enfoquemania.wordpress.com/2012/06/13/13-de-junho-marcondesia-e-suas-raizes/


Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais