Olimpia 24 Horas

LEGISLATIVO - Fogos de artifício em eventos oficiais poderão ser proibidos em Olímpia

Postado em: 14/02/2017

Para proteger idosos, crianças e animais, o vereador Flávio Olmos (DEM) protocolou na Câmara Municipal, Projeto de Lei, que visa proibir a utilização de fogos de artifício com estampido, que é aqueles com barulho, em eventos organizados pela Prefeitura e demais órgãos públicos. A proposta foi deliberada na sessão ordinária do Legislativo da última segunda-feira (13), e teve grande aceitação por parte da população por meio das redes sociais.

A propositura proíbe a utilização de quaisquer tipos de artefatos explosivos que causem barulho (fogos com estampido), visando a proteção de pacientes em hospitais, idosos, crianças, autistas, além dos animais, já que o barulho causado pelos fogos pode trazer traumas irreversíveis, especialmente aqueles dotados de sensibilidade auditiva.

“É uma proposta que visa o bem estar da comunidade em geral, dos idosos, das crianças e dos animais. Aliás, todos nós sabemos a agonia dos bichinhos quando ocorrem eventos com queima de fogos barulhentos. E se a tecnologia está aí pra ajudar, porque não aproveitá-la ao usar apenas os fotos pirotécnicos (sem barulho)?”, disse o vereador Flávio Olmos.

A proibição, porém, não atinge as pessoas no âmbito particular e sim apenas para eventos públicos oficiais. Também não proíbe todos os fogos em geral e sim apenas os fogos com barulho excessivo. Os fogos pirotécnicos (sem estampido) estarão liberados caso a propositura passe na Câmara.

“Entendemos que é possível realizar um evento comemorativo sem a utilização de fogos de artifícios estrondosos e perturbadores, não só aos animais, mas também à crianças e idosos. Muitas cidades têm optado por este tipo de espetáculo, como a cidade de Ubatuba, Campinas, Bauru, Campos do Jordão e Guarulhos. Outras cidades já possuem projetos de lei que tramitam com o mesmo objetivo”, completou o vereador Flavinho, eleito com 838 votos na última eleição.



Repercussão
Nas redes sociais, o Projeto de Lei foi bem recebido pela população, com centenas de curtidas e dezenas de comentários, além de diversos compartilhamentos. “Eu aprovo, até porque já existem fogos silenciosos, que são lindos do mesmo jeito, não assusta os animais e não incomoda idosos e crianças, e principalmente as crianças que tem crises convulsivas”, disse a olimpienseVanderleia Mussolin.

“Em datas festivas, o número de animais desaparecidos aumenta muito. Eles fogem de suas casas desesperados e muitos são atropelados. Infelizmente nem todos tem a sorte de serem encontrados e devolvidos aos seus donos. E Muitos morrem de ataque cardíaco. Em algumas cidades os fogos já são proibidos em respeito, aos animais, crianças e idosos, Olímpia poderia aderir essa excelente ideia também. Tenho certeza que muitos apoiaram”, disse a moradora de Olímpia, Dri Sangali.

Já a olimpiense Maria Fernanda Christofolo também se mostrou favorável a ideia. “Sou contra fogos de artifícios, tenho dois cachorros em casa, um já é idoso, sofrem demais! Não vejo necessidade de tanto barulho, aliás, custo alto é desnecessário”, escreveu na rede social Facebook.



Tramitação
O Projeto de Lei deverá ser votado em breve na Câmara Municipal. Após deliberado, as Comissões Permanentes analisarão e darão parecer, com prazo para votação.  Se aprovada pela maioria dos vereadores, a proposta de banir a utilização de fogos de artifício em Olímpia deverá contribuir para que outras cidades da região adotem legislações pertinentes ao tema.


OPINIÃO
O OLIMPIA24HORAS parabeniza o vereador Flavio Olmos pela iniciativa e os vereadores favoráveis ao projeto. Além de evitar os transtornos para idosos, crianças e até mesmo pessoas com problemas de saúde em casa ou doentes em hospitais, o projeto vai mais longe ainda. Os nossos animais de estimação, principalmente os coitadinhos dos cães, estarão livres de um dos maiores problemas que eles enfrentam nesses eventos: o barulho intenso e as vezes ensurdecedor dos fogos.

Basta aquela situação de que é só um determinado time fazer um gol, alguém vai lá e solta um foguete. Vai sortear um carro, lá vem a carreata soltando fogos atrás, e por aí a fora. Então, chegou a hora de fazer o que muitas cidades fizeram: banir essa coisa de boba de qualquer momento, vamos soltar fogos.

Claro que a lei não atingirá o setor privado, apenas o público, mas só aí já eliminará grande parte da barulheira na cidade em eventos públicos.

E mais, a economia que o município e determinados órgãos terão evitando essas despesas desnecessárias será muito grande. Muita gente não sabe mas se gasta muito com essa coisa de soltar fogos de artifício que são muito caros.

E mais, outra vantagem do projeto é que uma quantidade bem menor de pessoas estarão correndo riscos de ficar sem um dedo ou a mão inteira como cansamos de ver nos noticiários.

Por tudo isso e muito mais, Parabéns ao vereador Flavio Olmos, nós aqui do OLIMPIA24HORAS, o pessoal lá de casa, em especial nosso pequeno Luck, um maltês de 8 anos, agradecemos e muito.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais