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Lançado há 45 anos, Maverick tem 7.384 exemplares no Estado, segundo o Detran.SP

Postado em: 20/06/2018

Ícone entre os esportivos brasileiros, modelo é oferecido hoje em lojas por valores que superam R$ 100 mil; 486 têm a cobiçada placa preta, para colecionadores

Em 19 de junho de 1973, o motorista brasileiro conheceu um carro de capô longo e traseira curta que, 45 anos depois, é um ícone entre os esportivos nacionais: o Ford Maverick.

No sistema do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), constam 7.384 exemplares do modelo registrados no Estado. Destes, 486 têm a cobiçada placa preta, para colecionadores — para isso, é preciso ainda manter boa parte das características originais.

 

AS 10 CIDADES COM MAIS REGISTROS

 

 

1

 

 

São Paulo

 

 

           2.667

 

 

2

 

 

Campinas

 

 

               322

 

 

3

 

 

São Bernardo do Campo

 

 

               157

 

 

4

 

 

Santo André

 

 

               146

 

 

5

 

 

Ribeirão Preto

 

 

               140

 

 

6

 

 

São José dos Campos

 

 

               111

 

 

7

 

 

Guarulhos

 

 

               104

 

 

8

 

 

Jundiaí

 

 

                 96

 

 

9

 

 

Piracicaba

 

 

                 95

 

 

10

 

 

Sorocaba

 

 

                 94

 

 

 

De início, o carro — lançado Ford para concorrer com o Opala, da General Motors — veio em três versões, todas duas-portas — em novembro do mesmo ano, surgiu o modelo quatro-portas.

Mais em conta delas, a Super custava Cr$ 27.284,00 (cerca de R$ 25 mil, em valores atualizados pelo IPC-Fipe). A Super Luxo, com mais cromados e pneu sem câmara, saía por Cr$ 30,558,00 (aproximadamente R$ 28 mil pelo IPC-Fipe). E a GT, top de linha, que trazia faixas adesivas e um potente motor V8 por Cr$ 39.398,00 (cerca de R$ 36 mil).

Apesar de bem recebido, o Maverick também teve críticas: alto consumo de combustível e pouco espaço no banco traseiro.   

Em 1974, foi lançada inicialmente para competições automobilísticas a versão Quadrijet (nome emprestado de seu novo carburador), que tinha um motor ainda mais potente. Pouco depois, ela também chegou às lojas.

A montadora encerrou a produção do Maverick no Brasil em 1979. No total, foram produzidas 108.106 unidades.

Hoje, o carro atrai admiradores e colecionadores. Em sites especializados, é possível encontrar unidades à venda por valores que ultrapassam R$ 100 mil.

Em tempo, uma curiosidade: o nome Maverick deve voltar às ruas, mas como um utilitário. A nova aposta da Ford ainda não tem data para lançamento.


DETRAN.SP:
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Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
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