Olimpia 24 Horas

IPVA - Parlamentar defende PL que oferece desconto a Doadores de Medula Óssea

Postado em: 11/08/2021

SÃO PAULO – O deputado Edmir Chedid (DEM) reiterou a importância do Projeto de Lei 119/2020, que garante desconto de 50% sobre o valor final do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o proprietário com cadastro no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

A matéria, em análise desde o ano passado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deverá ser votada ainda neste ano, segundo proposta do parlamentar. “Afinal, a intenção é garantir o quanto antes os benefícios aos doadores” comentou.

Pela iniciativa, o proprietário de veículo já cadastrado deverá utilizar o desconto somente no exercício de competência do imposto imediatamente subsequente à entrada em vigor da Lei. “Aquele que se cadastrar depois da entrada em vigor da Lei deverá utilizar o desconto só no exercício seguinte”, disse.

Caso o doador cadastrado não possua veículo, por sua livre e exclusiva indicação, o desconto poderá ser utilizado por seu cônjuge, companheiro ou parente em linha reta. “Conforme o Projeto, a pessoa física proprietária de veículo que fizer a doação da medula óssea ficará isenta do pagamento do IPVA”.

Edmir Chedid explicou ainda que o benefício será estendido aos proprietários de veículos que já tiverem doado a medula óssea quando a Lei entrar em vigor no Estado. “Para isso, precisamos que a matéria seja analisada também por outras comissões para que ocorra a votação final em Plenário”, concluiu.


Tramitação
A publicação do PL ocorreu no ano passado. Mas, em razão da pandemia, passou a ser analisada agora pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação. Caso seja aprovada, será analisada ainda pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais (CDD).

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais