Olimpia 24 Horas

INAUGURAÇÃO - CEUs é inaugurado em meio a muita emoção de familiares de homenageados

Postado em: 11/11/2016

O Centro de Artes e Esportes Unificados-CEUs, entregue à população da Zona Norte da cidade nesta quinta-feira, 10 de novembro, proporcionará com certeza uma nova realidade e dinâmicas sociais para cerca de cinco mil famílias. O projeto foi construído com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento-PAC, por meio do Ministério das Cidades.

O espaço está localizado na Rua Mário Riscalli, 205, no Jardim Luiza, e atenderá a população em amplo e diversificado espaço. “Aqueles moradores foram privilegiados com a estrutura que agora têm à disposição”, define a Secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Ana Cláudia Casseb Finato Zuliani.

CEUs é a nova denominação da Praça do Esporte e da Cultura (Praça do PAC), que compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de Saúde, Educação e Segurança Pública. Com um investimento de R$ 2,02 milhões, o modelo do CEUs que foi construído em Olímpia possui três mil metros quadrados, com dois edifícios multiuso, dispostos numa praça de esportes e lazer, com CRAS, salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro/auditório com 60 lugares, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground e pista de caminhada.

O projeto está localizado no entorno de bairros com alta vulnerabilidade social. O território social atenderá cerca de cinco mil famílias dos bairros: Campo Belo, Cecap, Cizoto, Distritos Industriais 1 e 2, Jardim Alvorada, Jardim Luiza, Jardim Paulista, Recanto Harmonia, Residencial Harmonia, Residencial Viva Olímpia, Jardim Santa Fé, Jardim São Domingo, Jardim Maristela, Conjunto Habitacional Esperandio Cristofolo (CDHU II), Village Morada Verde, Conjunto Habitacional José Trindade (COHAB I), Conjunto Habitacional Luiz Zucca (COHAB II), Jardim Menina Moça I e II, Quinta das Aroeiras e Residencial Vida Nova Olímpia, em fase de construção.

O Centro de Referência em Assistência Social III (CRAS III), recebeu o nome de Sueli Aparecida de Oliveira Mialich, que por 14 anos trabalhou nos projetos sociais da prefeitura, entre eles a Casa Abrigo. O teatro ali existente recebeu o nome do professor Rotschild Mathias Netto, que segundo seu filho, Silvio Roberto Bibi Mathias Netto, “foi lembrado por sua trajetória histórica”. Professor Rotschild, natural de Macaé-RJ, historiador que “fez história aqui, fez a vida aqui, criou família aqui”, conforme as palavras do filho, “de sua terra natal, apenas guardou lembranças. De Olímpia, de tanto amor, ele escreveu a história”.

A Biblioteca do CEUs recebeu o nome da bibliotecária Regina Célia Pompêo, outra dedicada funcionária pública por 32 anos. Seu irmão, Roberto Carlos Pompêo, manifestou o agradecimento da família pela homenagem. “Ficamos satisfeitos, porque foi muito merecida esta homenagem”, disse.

O Telecentro (espaço de inclusão digital) presta homenagem a outro professor, Paulo Martin Pereira, cuja filha, Márcia Maluf Martin, agradeceu ao prefeito pela homenagem, e lembrou a vida empenhada em educar e ensinar de seu pai, que amava a profissão. “Meu pai, onde quer que esteja, deve estar orgulhoso”, disse. “Muito obrigada pelo reconhecimento do seu trabalho, que era feito com muito carinho”.

Finalmente, a Quadra Poliesportiva recebeu o nome de Antoninho Benedito Pagotto, nascido na Capituva, depois morador de Ribeiro dos Santos, depois ainda Olímpia e então Ribeirão Preto. Foi cestinha no Basquete Olímpia Clube, o histórico BOC. Quem falou em nome da família foi o sogro do homenageado, Felício Aparecido Tamberlini, que agradeceu a deferência e elogiou o Prefeito Geninho Zuliani. “Trago comigo a emoção de uma família que foi toda plantada pelo amor, e que a recebe com gratidão tamanha, que só o tempo vai mostrar”, disse.

O Secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Caio Longhi, agradeceu todas as secretarias pelo empenho na entrega da importante obra para os olimpienses. 

O Prefeito Geninho Zuliani, em sua fala disse que a cidade está crescendo, novos bairros estão surgindo. “Construímos mais de três mil unidades habitacionais, mas os bairros precisam de estrutura para atender a todos e a importância do CEUs àquela população tornou-se imensa”, disse.

O Prefeito ainda lembrou que o CEUs foi idealizado pelo então Secretário de Turismo, Beto Puttini, que elaborou o projeto e correu atrás de recursos, ainda em 2010. Lembrou também das dificuldades encontradas para concluir a obra, devido a questões burocráticas. Mas disse que ao final valeu a pena porque aquela região cresceu ainda mais. 

“Trata-se de uma obra bonita, mas a manutenção dela é fundamental. Por isso precisamos da colaboração de toda população na preservação do empreendimento”, pediu o Prefeito Geninho.

VEJA TODAS AS FOTOS DA CERIMÔNIA NO LINK ABAIXO:
https://www.flickr.com/photos/pmolimpia/albums/72157675240556800

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais