Olimpia 24 Horas

IDENTIDADE VISUAL: Como uma fachada bem planejada contribui para a visibilidade de uma empresa

Postado em: 11/11/2019 Por Simone Las Casas*

Um levantamento realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) revelou que em 2018, o setor apresentou uma elevação de 5,4%, com mais de 1,5 milhão de serviços realizados por arquitetos e urbanistas em todo o país em relação ao ano anterior. Resultante do aumento da procura por estes tipos de trabalhos, este cenário também lida com a acentuação do investimento em identidade visual por parte de empresas e estabelecimentos comerciais. O motivo é claro: estar em evidência.

A competitividade no mercado não tem fim, e para assegurar um lugar de destaque, as empresas vêm buscando renovar suas marcas e fazer com que suas características se tornem únicas, originais e diferenciadas, o que por sua vez, contribui para a expansão de sua visibilidade e reconhecimento dentre o público.  Essa qualidade, que faz com que um negócio se destaque dentre os outros, podemos intitulá-la de identidade visual.

Para a construção de uma identidade visual sólida e eficaz, vejo que é de suma importância observar a movimentação do mercado, e o que atrai a atenção do consumidor. A perspectiva do mercado de consumo hoje demonstra que as empresas e organizações estão investindo de maneira intensa na busca de um padrão visual bem particular e criativo para evidenciar e demonstrar suas particularidades.

Em qualquer tipo de empreendimento, a identidade visual é a peça-chave para que uma marca seja reconhecida. O logotipo, as cores, e principalmente, o conjunto arquitetônico de uma fachada, são alguns dos atributos que garantem a individualidade e identificação de uma marca ou empresa, tornando suas características mais claras e instantâneas.

No caso das fachadas, a preocupação é ainda maior, pois o seu planejamento deve atender tanto aos anseios estéticos quanto a qualidade estrutural da obra. No âmbito comercial, a aparência inicial de um estabelecimento ou da sede de uma organização pode ser o seu cartão de visitas, pois a mesma pode expor as características, visão e identidade de seus proprietários, investidores ou frequentadores.

Por reproduzir a personalidade de um possível negócio, as fachadas, ao serem construídas ou reformadas, devem receber bastante atenção não somente quanto aos profissionais envolvidos em sua confecção, mas também em relação a qualidade do material a ser utilizado em sua estrutura. Além de contribuir para a valorização estética e preservação de um empreendimento, a escolha adequada dos elementos que irão compor uma fachada é fundamental para proporcionar segurança de seus frequentadores, e ainda garantir a qualidade, economia e durabilidade deste tipo de obra.

Entre os principais tipos de revestimentos utilizados em fachadas de edifícios e casas estão a pintura, placas cerâmicas e de rochas, texturas poliméricas e argamassas decorativas. Ainda, hoje podemos contar com alternativas mais práticas e com foco sustentável como a exemplo de nosso produto, o Ecogranito. Prático, leve e alinhado com a preservação ambiental, o material é de fácil aplicação e adaptável a diversas superfícies, sejam elas planas, curvas ou de formatos irregulares. O revestimento é uma excelente alternativa para quem está planejando criar ou reformar as fachadas de seus edifícios ou estabelecimento comercial.

Acredito que é fundamental que exista um maior cuidado com a elaboração de fachadas mais bem pensadas e planejadas. Digo isso, porque a padronização estética, – inclusive de grandes empresas, que possuem várias sedes –, permite que os consumidores identifiquem e saibam que estão usufruindo da mesma marca ou empresa, que já possuem confiança, independentemente de onde ela esteja localizada.

Por fim, acho importante deixar claro que tanto para os novos negócios, quanto para iniciativas pioneiras, uma identidade visual forte pode atrair novos consumidores, fortalecer os nomes de suas marcas no mercado, garantir uma maior credibilidade e contribuir para a concretização de novas empreitadas. Muitas conquistas corporativas podem derivar de uma consolidada identificação do público com a marca. A criação e a sustentação de uma identidade visual é um fator de muita relevância para a fundamentação da base de interesses de uma organização ou empresa.
* diretora de marketing da empresa Ecogranito

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais