Olimpia 24 Horas

HANSENÍASE - CTA promove ação de orientação sobre doença na Rodoviária neste sábado (25)

Postado em: 24/01/2020

A secretaria de Saúde de Olímpia, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), segue promovendo ações de orientação sobre a Hanseníase. Desde a última semana, as equipes estão orientando e conscientizando pacientes e acompanhantes nas Unidades de Saúde e no Ambulatório de Referência e Especialidades. Já neste sábado, dia 25, uma ação especial será realizada na Estação Rodoviária de Olímpia, das 9h às 14h.

Durante o período, os moradores e passageiros que passarem pelo local receberão instruções para ter cuidados com a doença e a importância de procurar uma UBS caso apresentem manchas avermelhadas ou amarronzadas pelo corpo, com perda de sensibilidade ou dormência e queda de pelo. As atividades fazem parte da Campanha Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, cujo dia é celebrado em 28 de Janeiro.

De acordo com o CTA, o tratamento é feito por meio de medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no CTA. O paciente é acompanhando por médico e fisioterapeuta para avaliação. A média do tratamento é de 12 meses, podendo se prorrogar para até 18 ou 24 meses.

Em caso de suspeita de hanseníase, a Saúde orienta o morador a procurar a UBS mais próxima ou o CTA, localizado na Praça Altino Arantes, 27 - Centro.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais