Olimpia 24 Horas

GUARACI - Polícia Civil e PM prendem membro de quadrilha de ladrões de tratores na região

Postado em: 05/02/2019

Polícia Civil e PM de Guaraci, com apoio da Polícia Civil de Olímpia, trabalham bonito, duro e prendem membro de perigosa quadrilha de ladrões de tratores e implementos agrícolas na região...

A Polícia Civil de Guaraci, sob o comando da delegada Debora Cristina Abdala Nobrega, depois de brilhante ação e trabalho do agente Diogo, com apoio da PM sob o comando local do Sgt Cesar e geral do Comandante Righetti, conseguiu prender na manhã desta segunda-feira, 04, um homem acusado inicialmente de um simples Furto de TocaCD em carro, detalhe importantíssimo, mais tarde descobriu-se que aquele homem na verdade faz parte de uma perigosa quadrilha de ladrões de Tratores e Implementos Agrícolas que atua na região de Olímpia. Membros dessa quadrilha, segundo a Polícia Civil, já foram presos mas este homem preso ontem em Guaraci havia escapado da última ação da polícia quando foram flagrados em pleno Furto de um Trator em Olímpia. No momento da ação policial um dos ladrões fugiu e quem era o fujão? Simplesmente o homem preso ontem em Guaraci: Adão Aparecido Franco (Foto), 46 anos, natural de Olímpia e morador atualmente da rua Sergio Angelo Cuzinato, 335, Jardim dos Bosque em Guaraci. Esse era o local que ele atualmente se escondia depois de fugir da polícia durante um flagrante de Furto de Trator e Implementos Agrícolas em Olímpia.


SUSPEITO RONDA VEÍCULO DA VÍTIMA
Tudo começou na manhã de domingo, 03,  quando a PM de Guaraci foi acionada para comparecer na rua Santa Gotarda, 13, lá mesmo em Guaraci. Lá, segundo o BO PM, acabara de acontecer um Furto no Interior de um Veículo.

Segundo relatou a vítima, Rubens Vieira dos Santos, 31 anos, morador da saída de Guaraci para o Pedregal/Riviera, ele estava em sua casa quando viu um elemento mexendo no seu carro, uma VW Saveiro que estava estacionada em frente. Ao ver a cena, desconfiado Rubens decidiu dar uma olhada no que estava acontecendo, mas, quando o indivíduo que mexia no carro viu o dono se aproximando, ele vazou com um veículo Ford Courier.


PEGA PARA CAPAR
Inconformada a vítima pegou o carro dela e saiu perseguindo (perigosamente, fica o alerta, não se deve fazer isso) o suspeito que foi alcançado algumas quadras depois. O suspeito jogou o carro para cima do carro da vítima para tentar fugir novamente, mas a vítima, mais inconformada ainda, foi para cima novamente na tentativa de (perigosamente) cercar o carro e o suspeito. Aí sim! Lá na frente, na segunda investida, a vítima conseguiu cercar (perigosamente porquê? É que nunca se deve fazer isso, reagir, indo atrás muito menos ainda, orienta a polícia, pois o risco de uma reação violenta e imprevisível é muito grande, alertam as autoridades). Mas como se diz na gíria, é ladrão, vamos pegar pra capar...


SUSPEITO FOGE RUMO A COHAB 1
Com o carro e suspeito fechados pelo carro da vítima, o suspeito desembarcou e pé na tábua. Ele passou então a fugir a pé no sentido bairro COHAB I.


A DESCOBERTA DA VÍTIMA
Segundo a vítima, o suspeito, na verdade um perigoso ladrão, havia furtado o Toca/CD Player marca Pionner modelo MVH-88UB que estava instalado no carro de Rubens, a Saveiro. Ele levou até o Pen Drive e só não levou o conjunto completo devido a reação imediata da vítima, friso, o que as autoridades não recomendam, haja vista a situação neste caso mesmo em que a vítima corria atrás de um suspeito, sem saber que ele é parte de uma quadrilha de ladrões de tratores e implementos agrícolas na região de Olímpia. Ou seja, elemento de alta periculosidade e sorte da vítima que o ladrão apenas fugiu sem reagir. Caso contrário, a vítima poderia levar a pior, como sempre acontece por aí. Fica de novo o alerta: Nunca reaja! Acione a polícia, é muito mais seguro. Pense nisso!


LADRÃO QUASE LEVA MAIS DE R$ 5 MIL EM SOM
Segundo a vítima a Saveiro foi arrombada pois o carro estava trancado e as chaves do mesmo estavam na casa do dono. A vítima informou ainda que durante a Tentativa de Furto, a Ford Courier do suspeito estava estacionada na traseira da Saveiro e a bateria do som já havia sido retirada também. Rubens acredita que ele levaria tudo: som, bateria e a caixa de som que estavam na caçamba, equipamento que a vítima disse custar em média R$ 5 mil reais ou mais.


CANOLA E BIAZONI NA ÁREA
PM acionada, a Ford Courier abandonada pelo ladrão, ano 2001, modelo 1.6 L, cor preta, placas DCX-7203 de Penápolis (SP) em nome de Arnaldo Cardoso Figueiredo, por estar com a documentação vencida e fazer parte de uma ação criminosa, no caso o Furto do Som da Saveiro, ela foi apreendida e guinchada para o pátio da Ciretran em Severínia. Os policiais Cb Canola e Sd Biazoni fizeram várias diligências na tentativa de prender o autor, mas ele fugiu da cidade. Assim sendo os policiais registraram a Tentativa de Furto na delegacia de Guaraci.


TRATOR FURTADO E COM COR ADULTERADA ENCONTRADO EM MATA
Só para se ter uma noção do perigo que a vítima correu, o acusado deste Furto em Guaraci, Adao Aparecido Franco, 46 anos, segundo a Polícia Civil de Olímpia, na verdade é acusado em um dos casos de ter furtado dois tratores, um deles da marca Valmet de cor amarela, com implemento agrícola instalado, furto praticado na Fazenda Santa Maria, de propriedade da empresa americana Louis Dreyfus Company localizada na área rural de Olímpia.

O furto das máquinas ocorreu em dezembro de 2017 (24/12) mas uma delas foi encontrada por policiais ambientais de Rio Preto, somente no início de janeiro de 2018 (03/01). O Trator estava muito bem escondido no meio de uma mata na região de Olímpia. No registro do encontro da máquina feito no dia 04 de janeiro de 2018,  consta que além do trator ainda havia também latas de tinta dcor azul que a quadrilha usava para reformar a adulterar o visual do trator para depois recolocá-lo no mercado de forma criminosa, mas sem levantar suspeitas. As latas de tintas foi a pista que a Polícia Civil precisava...


INVESTIGAÇÕES E O TRABALHO DE FORMIGUINHA DA POLÍCIA CIVIL DE OLÍMPIA
Aqui entra a astúcia do pessoal do SIG da Polícia Civil de Olímpia comandado pelo Investigador Chefe Fabio Balthazar. Ele e sua equipe saíram em deligências para tentar descobrir onde e quem comprou aquele material (as tintas) para adulterar a cor do trator.  Num trabalho minucioso e como se diz, de formiguinha, os policiais chegaram até a renomada empresa Tintas São Geraldo com filial em Olímpia. Lá os policiais descobriram que as tintas e produtos foram comprados ali. De posse da nota meio caminho estava percorrido. Investigando daqui e dali Fabio e sua equipe chegaram em Adão Aparecido Franco, que em companhia de Ricardo Ferreira da Silva Alves, morador da Fazenda Monte Carlo, praticaram o Furto dos dois Tratores com implementos na Fazenda Santa Maria, mesmo bairro Laranjeiras.


ADÃO ERA UM FORAGIDO DA POLÍCIA E ESTAVA COM MANDADO DE PRISÃO CONTRA ELE
Com o avanço das investigações e a Polícia Civil de Olímpia chegando em dois acusados daquele Furto do Trator e de outros também, já que a Polícia Civil afirma que trata-se de uma quadrilha muito bem estrutura que vinha agindo no Estado de São Paulo, especialmente região de Olímpia e Guaraci, exatamente onde mora atualmente aquele que é considerado um "olheiro do bando", ou seja, ele vê onde tem os tratores, estuda a forma de agir e depois repassa as informações para a quadrilha entrar em ação e praticar o Furto ou Roubo, se for o caso. Inclusive, com o trabalho incessante da Polícia Civil de Olímpia, Guaraci, Barretos e toda a região, houve uma redução nesta modalidade de Furtos já que alguns membros na quadrilha acabaram presos em flagrante. Só que Adão não!

Consta que tempos atrás ele foi flagrado junto com o bando no exato momento em que fugiam com um trator furtado, mas esperto, ele (Adão), conseguiu escapar daquela ação policial. Não adiantou nada, caiu ontem nas garras do agente Diogo da Polícia Civil de Guaraci e dos PMs Cb Ferracini e Cb Amado.


A AÇÃO DO AGENTE DIOGO E A PRISÃO DO LADRÃO
Sempre muito bem informado sobre tudo o que se passa em Guaraci no âmbito da Polícia Civil, na manhã desta segunda, 04, o agente Diogo, já informado pela vítima e ao investigar a Tentativa de Furto de Som no domingo, 03, pelas informações do carro apreendido ele chegou até Adão. E mais, Diogo recebeu naquele momento uma informação que Adão, o próprio, estava fugindo agora sentido Olímpia e a pé na rodovia.

Sem pensar duas vezes e mesmo com os colegas de férias, já informado que existia contra Adão um Mandado de Prisão pelo Furto dos Tratores na Fazenda Santa Maria, Diogo teve que bater o escanteio e correr para área para cabecear, aliás, diga-se de passagem, é assim que a Polícia Civil, não só de Guaraci, mas de todo o Estado, tem trabalhado devido as várias aposentadorias e a falta da reposição desses funcionários pelo Governo do Estado. Daí até a junção de várias delegacias e plantões setorizados por comarca, caso de Olímpia em que nos finais de semana e durante a noite os flagrantes são registrados naquela que chamamos de a central de flagrantes das cidades da comarca. 

Desleixo e incompetência do Governo do Estado à parte, Diogo pegou sua arma e saiu sozinho mesmo na rodovia atrás do bandido. A PM de Guaraci, como sempre, foi no apoio ao colega com os PMs Cb Ferracini e Cb Amado. No meio do caminho era o fim da linha para Adão. Após receber voz de prisão ele confessou o Furto do Som e foi levado de volta para a delegacia de Guaraci onde foram registradas as ocorrências. Ocorrências?


CRIME AMBIENTAL
Sim, é que na casa de Adão, durante busca domiciliar para verificar se tinha mais objetos furtados por lá, os atentos policiais Diogo, Ferracini e Amado se depararam com outro crime, neste caso ambiental. Na casa de Adão foram encontrados e apreendidos pelos policiais Diogo, Cb Ferracini e Cb Amado, 02 gaiolas e 01 puleiro. Nas gaiolas haviam 03 canários da terra e no "puleiro", 01 papagaio Boaideiro. Questionado sobre as aves, segundo o BO PM, Adão alegou que os 02 canários ele pegou e 01 ganhou de um rapaz que "não sabia" quem era. Quanto ao papagaio ele alegou que quando morava em Olímpia - num sítio Bairro Laranjeiras - ele achou um ninho com 03 filhotes, 02 ele "deu" para amigos e 01 ele ficou, este que acabou apreendido junto com as gaiolas e os canários por falta de documentação do IBAMA. Sobre o crime abiental e as apreensões a Polícia Ambiental de Barretos foi comunicada para tratar a questão das multas e do destino das aves.

Levado de volta para a delegacia Adão ficou preso por força de um Mandado de Prisão Temporária expedido pela Justiça de Olímpia por participação no Roubo de Trator em que ele conseguiu fugir da polícia.

Após as apreensões, multas e os trâmites legais, Adão foi levado para a Cadeia Pública de Colina onde ficou preso por Furto de Som, Furto de Tratores e Implementos Agrícolas e Formação de Quadrilha e à disposição da Justiça.


POLÍCIA CIVIL E PM DE GUARACI, SEMPRE EM DEFESA DO CIDADÃO DE BEM
Esta portanto foi mais uma ação muito importante e providencial para segurança da população, ação em que a PM e a Polícia Civil de Guaraci, através do competente e árduo trabalho do agente Diogo - friso, que saiu atrás do bandido sozinho na rodovia - e o apoio sempre muito importante também dos Policiais Militares, primeiro Cb Canola e Sd Biazoni, no caso do Furto de Som, depois, Cb Ferracini e Cb Amado, no caso da prisão ontem na rodovia e nas buscas na casa de Adão.

É a Polícia Civil e a PM de Guaraci, sempre atentas e na luta diária pela segurança das pessoas de bem, ainda que o Governo deixe a desejar como no caso em que um policial civil, tem que bater o escanteio e depois correr na área para cabecear. E detalhe, soubemos dessa situação não por ele, e sim por autoridades e populares da cidade que estão vendo as dificuldades para se trabalhar dessa maneira. Mas Diogo é um desses profissionais que de fato nasceu para vestir com honra e muito orgulho a camisa da Polícia Civil do Estado de São Paulo, prova disso é que ele se desdobrou, foi lá e prendeu um homem que não só era um Foragido da Polícia, mas também membro de uma quadrilha de ladrões de tratores, implementos e máquinas pesadas no Estado de São Paulo.

Agora é bandido na Cadeia, Diogo na delegacia, PM nas ruas e a população de Guaraci, apesar das dificuldades, sempre confiante nos profissionais que tem.


AJUDE A POLÍCIA A AJUDAR VOCÊ!
A Polícia Civil de Guaraci e de Olímpia pedem que se alguém reconhecer Adão como autor de algum Roubo ou outro crime, independente da cidade, que entre em contato urgente com a delegacia mais próxima e comunique o fato. Agindo assim você estará ajudando indiretamente para que outros crimes sejam esclarecidos. Pense nisso!

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais