Olimpia 24 Horas

GUARACI - Jovens participam de passeata de Alerta contra Abusos de Crianças e Adolescentes

Postado em: 25/05/2019 Por Toninho Messias/Imprensa Guaraci

Os jovens participantes dos programas sociais geridos pelos CRAS- Guaraci e ainda alunos do Zuquim, Mércia e Espaço Amigo, promoveram uma passeata na manhã da sexta feira (17), de alerta contra os abusos de crianças e adolescentes, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os jovens, acompanhados dos organizadores do evento, saíram da sede do CRAS e percorreram várias ruas da cidade, até chegar a praça da matriz, onde o evento foi encerrado.

“Temos que conscientizar e mobilizar toda a sociedade, reforçando as ações, visando o enfrentamento da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. Essa tarefa tem que começar nos lares, com conversas francas entre pais e filhos. Ações como essa despertam o interesse pela discussão do tema, que não pode ser tabu. As crianças e adolescentes tem que ser respeitadas e cuidadas e para isso, a informação tem que começar em suas próprias casas”, disse a coordenadora do CRAS, Rosana Guimarães.

Atenção! Denúncias contra abusos e violência sexual com crianças e adolescentes podem ser feitas através do Disque 100 - Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes, que é um serviço de proteção de crianças e adolescentes com foco em violência sexual, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, bem como acionando também o CONSELHO TUTELAR da cidade.


Relembrando uma triste história - O Caso Araceli...

Em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças.

Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches Crespo (Foto) foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Corpo de jovem Araceli é recolhido após ser brutalmente mutilado e violado por dois "bam bams" da sociedade capixaba

Os acusados, Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos e em um lugar, na praia de Canto, chamado Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogar e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho, como eram mais conhecidos, lideravam um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios da cidade em busca de novas vítimas. Apesar da cobertura da mídia e do especial empenho de alguns jornalistas, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois. Sua morte ainda causa indignação e revolta. O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil.

Foi nessa oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil. De autoria da então deputada federal Rita Camata (PMDB/ES) - presidente da Frente Parlamentar pela Criança e Adolescente do Congresso Nacional -, o projeto foi sancionado em maio de 2000.

Desde então, a sociedade civil em Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes promovem atividades em todo o país - como esta ocorrida em Guaraci recentemente - para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade da violência sexual. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Pense nisso! E caso presencie algum abuso ou exploração contra alguma criança ou adolescente, NÃO SE CALE, DENUNCIE IMEDIATAMENTE através do Disque 100 - Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração contra Crianças e Adolescentes ou procure e informe o Conselho Tutelar de sua cidade.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais