Olimpia 24 Horas

GUARACI - FLAGRANTE! Ambiental flagra arma de fogo, munições e aves em cativeiro na zona rural

Postado em: 11/05/2022

Em Guaraci, nesta terça-feira (10), uma equipe da Polícia Militar Ambiental, formada pelos policiais Cb PM Jardini, Sd PM Satoshi, CB PM Eric e Sd PM França na Viatura A-04308; na viatura A-04314 o 1º Ten PM  F. Machado, 2º Sgt PM Laércio CB PM DeAngelo e na viatura A-04313 CB PM Dos Reis e SD PM Wanderson, flagrou uma situação que culminou com uma prisão em flagrante por Posse Ilegal de Arma de Fogo e Munições e o indiciamento de outro por criar aves em cativeiro sem autorização do órgão competente.

Segundo relato da Ambiental os flagrantes ocorreram durante a realização da OPERAÇÃO GAIA na região de Guaraci.

De acordo com a Ambiental, em cumprimento ao Mandado Judicial de pedido de Busca e Apreensão Criminal - Caça Ilegal e Condutas Equiparadas - as equipes de Polícia  Militar Ambiental, lograram êxito em localizar pela área rural de Guaraci/SP,  uma arma de fogo espingarda calibre .20 e ainda 06 munições intactas e várias cápsulas deflagradas, porta munições de couro, pólvoras, chumbo, luneta e espoletas.

Em outra residência, também em Guaraci, a mesma equipe policial flagrou 03 Papagaios Verdadeiros mantidos em cativeiro e sem autorização do órgão competente.

Indagados os autores, ambos confessaram inclusive terem matado uma Jaguatirica e um Lobo Guará recentemente.

Diante dos fatos e das confissões, administrativamente foi elaborado o auto de infração ambiental no valor de R$ 2.500,00  por incorrer no disposto do art. 25 da resolução SIMA 05/21.

Além da multa, penalmente os infratores ainda incorreram no art 29 da lei 9605/98 e art 12 da lei 10826/03, Posse de Arma de Fogo.

Quanto as aves elas foram apreendidas e encaminhadas ao Instituto VITAS no município de Franca (SP).

Quanto a arma de fogo, munições e os petrechos, todos foram apreendidas pela Ambiental e apresentados à Polícia Civil de Guaraci-SP.

Segundo ainda a Ambiental, um indivíduo foi autuado em flagrante pelo crime de Posse Ilegal de Arma de Fogo e Munições e por ter Matado AnimaisNativos Silvestres. Durante o flagrante, conforme determina a lei, foi arbitrada uma fiança no valor de R$ 1.250.00 um mil duzentos e cinquenta reais.

Consta que a fiança foi paga pelo autor sendo o mesmo liberado para responder o processo em liberdade.

Já o outro indivíduo responderá o inquérito policial em liberdade.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais