Olimpia 24 Horas

GUARACI - Caso de homem que ameaçava matar PMs, por fogo na casa, quase termina em tragédia

Postado em: 25/09/2019

Como em um filme, foi uma verdadeira "Noite de Cão" em Guaraci, mas graças ao preparo e paciência de (Policiais, Bombeiros e socorristas do SAMU, um caso que poderia terminar em tragédia, felizmente terminou com um Final Feliz...

Na noite desta terça-feira, 24, depois de uma movimentação policial intensa e complexa negociação com pessoa em surto psicótico, pessoa que saíra de uma clínica de tratamento para dependentes recentemente, na vizinha cidade de Guaraci, a Polícia Militar da cidade, com a ajuda de policiais da região, de Bombeiros de Olímpia e de técnicos de enfermagem do SAMU de Guaraci, conseguiu com grande esforço e paciência de todos, controlar uma situação de perigo iminente e ainda salvar a vida do homem que por várias vezes ameaçou tirar a própria vida e de policiais, inclusive se auto mutilando com duas facas que ele usou o tempo todo para ameaçar quem ousasse se aproximar dele que ainda ameaçava também por Fogo na Casa.

Tudo começou com a equipe policial da cidade sendo acionada via Copom que pedia atendimento de uma ocorrência com pessoa em Surto Psicótico no interior da residência localizada na rua Campos Sales, 1.081, Guaraci.

Imediatamente os policiais de serviço naquele momento, 19h25, Cb Adilson e Cb Andrei, voaram para o local dos fatos.

Com a chegada da equipe policial no local o autor identificado como João Reis dos Santos, conhecido como "Bicota", 58 anos, morador do local, totalmente desequilibrado, foi convidado a dialogar com os policiais, mas de posse de duas facas ele passou a ameaçar os policiais dizendo que atearia fogo em um botijão de gás e claro, na casa e ainda mataria policiais que adentrassem o local.

Com calma e tranquilidade emocional, fruto do preparo e treinamento dos experientes policiais, em determinado momento de distração do autor identificado como João Reis, o botijão foi retirado do interior da residência.

Apesar desse cuidado, como João ainda continuava muito alterado e irredutível, diante das circunstâncias, por precaução o local foi isolado e de imediato solicitado apoio do CGP da 2° Cia, Sgt Vinícius e Sd Andrioli, que rapidamente compareceram no local em apoio aos policiais.

Com a chegada da equipe de apoio do CGP II, foi realizada uma nova tentativa de negociação pelo lado externo da casa, agora com o uso de escudo balístico, porém João continuava com as facas nas mãos, demonstrando sinais de agressividade e passando as facas pelo corpo, ou seja, se auto lesionando. Além disso João ainda desferia golpes com a faca nos móveis da residência como sofá, cômoda, estante, etc...

Diante de uma situação que foi complicando cada vez mais, por precaução foram então solicitados apoios do Comando de Força 1 encarregado 1° Tenente Ricobello, auxiliado pelo Cb Reis e Cb Ribeiro; da Força Tática encarregado 1° Sgt Roberto, auxiliado pelo Cb Reis e Cb Domingues; dos policiais Cb Roberson e Sd Luiz Felipe, da viatura do SAMU de Guaraci com a técnica de enfermagem Andréia, enfermeiro Fernando e motorista Lindomilton.

Com a chegada das equipes de reforço no local foi determinado pelo 1° Tenente Ricobello o isolamento do local para uma tentativa de contenção da crise, visto que o indivíduo, João Reis, estava no interior da residência com lesões provocadas por ele mesmo usando as duas facas.

Com muita calma foi iniciada nova tentativa de verbalização e negociação com João Reis. Enquanto se tentava convencer João a entregar as facas, foi determinada também a formatação de uma célula tática, munida de escudos de proteção balística, e ainda a presença de três policiais com as espingardas calibre 12, mas alimentadas com munição de impacto controlado, visto que o oficial já estava de posse da arma de incapacitação neuromuscular, spark, a fim de propiciar segurança aos militares durante a nova negociação com o indivíduo em surto.

Com tudo preparado, conforme determinação do comando da ação, a nova tentativa de contato com João Reis foi realizada do lado externo da residência mas mais uma vez se mostrou infrutífera, pois os policiais não obtiveram nenhuma resposta. De repente, o indivíduo em surto cumpriu uma das promessas, ateou fogo contra os objetos presentes na sala da residência e permanecendo próximo as chamas com a clara tentativa de se ferir propositalmente.

Neste momento foi acionado o Corpo de Bombeiros de Olímpia para conter o incêndio que se iniciava no local. Imediatamente compareceu no local a viatura comandada pelo Sgt Marcelo com apoio dos colegas de equipe, Cb Henrique e Sd Cristiano, que após rápida mas cuidadosa ação, controlaram as chamas.

Após tal fato o indivíduo em surto, João Reis agora seguiu para a cozinha da residência, momento em que foi posicionada a célula tática na varanda dos fundos da casa, com o intuito de negociar a liberação das facas.

Neste momento foi possível visualizar durante nova tentativa de verbalização com o indivíduo, que ainda efetuava cortes com a faca contra seus próprios punhos, na tentativa de dissuadir a intervenção policial. Consta que João Reis proferia dizeres onde afirmava e ameaçava que na possibilidade da entrada de algum militar em sua casa, ele iria ceifar a vida (matar) de tal policial que ousasse entrar no local. Ou seja, o risco cada vez mais aumentava para os policias e profissionais que atuavam no local com uma única finalidade, proteger a vida do próprio elemento em surto. Mas além de não reconhecer isso ele ameaçava matar alguém no local. Mas nem isso abalou o emocional dos policiais e profissionais, todos eles muito bem preparados para eventos adversos e desta natureza. Todos eles continuaram com afinco e dedicação, apesar do cansaço, na tentativa de um final feliz para todos, especialmente para João Reis.

Mais uma vez nova tentativa de verbalização com o autor se mostrou inútil, pois o indivíduo agora, não bastasse as ameaças, ele ainda arremessava objetos contra as equipes policiais, bombeiros e profissionais de saúde no local dos fatos. Nesta altura as ruas do entorno estava repleta de curiosos tentando saber o que estava acontecendo ali já que o clima parecia de guerra. Mas na verdade a guerra era única e exclusivamente para salvar a vida de João Reis e claro, tomar as medidas cabíveis já que o fato ali acabou desguarnecendo parcialmente outras localidades, tudo por culpa da ação policial realizada em Guaraci. Mas sempre bem preparadas, as equipes da PM, dos Bombeiros, dos profissionais da Saúde lutaram de forma incessante para que tudo tivesse um final feliz, ou seja, sem ninguém ferido.

Enquanto isso, lá dentro da casa João Reis, se escondia e não respondia as perguntas do negociador e ainda se portava de maneira agressiva e afrontosa contra as equipes no local.

Como tudo tem um limite, com o esgotamento das negociações verbais, e com o risco iminente a integridade física do indivíduo e dos próprios policiais, foi necessária a utilização da arma de incapacitação neuromuscular, sendo respeitada a distância de segurança e priorizando o local correto para o disparo, para tanto sendo utilizado o projétil de numeração s-0169434, que não atingiu o indivíduo, ou seja, não obtendo assim a eficácia necessária.

Novamente foi utilizado outro projétil, o de numeração s-0169416, que também não atingiu o indivíduo e mais uma vez não surtindo assim o efeito desejado.

Assim sendo, devido a ação do indivíduo que atentou contra os policiais e profissionais no local, que por sua vez se defenderam utilizando-se de munição de impacto controlado, neste caso os policiais que efetuaram mais 5 disparos, agora de elastômero, pelo Sgt Roberto, na região das pernas do indivíduo, momento em que o indivíduo novamente recuou para o interior da residência. E claro, começava tudo de novo...

Novamente foi tentado negociar com o indivíduo, que por outra vez se aproximou dos militares, desrespeitando a distância de segurança, com o claro intuito de atentar contra a vida dos policiais, sendo então efetuados neste momento mais 5 disparos de munição de impacto controlado na direção dos membros inferiores do indivíduo, visando dissuadir sua ação, sendo que 1 dos disparos efetuados foi realizado pelo Cb Reis, 4 disparos pelo Cb Andrei Freitas, momento em que novamente o indivíduo, irredutível, recuou e articulou barricadas para impedir a aproximação dos policiais na casa.

Mais uma vez, com o esgotamento dos meios não letais disponíveis, visando restringir para último caso o equipamento letal, os policiais utilizaram o jato de água pressurizado do caminhão dos Bombeiros direcionando-o diretamente para o indivíduo visando atordoá-lo para que os policiais fizessem a contenção e o desarmasse.

Aí sim! Neste momento o indivíduo abandonou as duas facas que portava em suas mãos, e com seus sentidos sensoriais restritos possibilitou a aproximação dos policiais, momento em que foi realizada a contenção e algemamento dele, conforme prevê a súmula vinculante número 11, para resguardar a integridade física dos policiais bem como do próprio autor.

Em seguida, após a contenção do indivíduo e da crise, foi acionado o apoio da equipe do SAMU que já estava no local representado pela técnica de enfermagem Andréia, enfermeiro Fernando e motorista Lindomilton, que rapidamente conduziram o indivíduo para a Unidade de Resgate e em seguida ao Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Guaraci. Lá consta que foi confirmada a identificação do indivíduo em surto como sendo de fato João Reis dos Santos, o "Bicota".

Ato contínuo foi realizado contato com um dos familiares de João, Senhora MLRS, que informou que "João havia saído recentemente de uma clínica de internação destinada a dependentes químicos".

Segundo ainda contou dona ML, "naquele dia João retornaria a tal local para concluir o tratamento" mas há a suspeita de que a provável ingestão de bebida alcoólica deflagrou o surto psicótico, além de não continuar o tratamento, ou seja, prejudicando a si mesmo, João Reis ainda acabou provocando toda a celeuma, mas que graças ao profissionalismo e paciência (de Jó) dos Policiais, Bombeiros e profissionais da Saúde, o caso  que por pouco não terminou em morte, tanto de um lado como de outro, já que o risco era iminente - inclusive populares já davam como ocorrida esta hipótese (de morte) - o caso teve um final feliz o que prova mais uma vez a grande capacidade e excelente preparo de nossos Policiais Militares, do nossos Bombeiros e de nossos profissionais da Saúde.

Com a situação resolvida o aparato policial foi se desfazendo e o caso foi comunicado na delegacia de policia da cidade onde foi registrado um Boletim de Ocorrência e cientificado o delegado Dr. Cesar Aparecido Martins.

As facas usadas pelo autor, uma delas com 25 cm de lâmina, que foram apreendidas no decorrer da ação policial, foram apresentadas à Polícia Civil.

Por fim, a mistura explosiva com Uso de Facas e Desobediência, quase termina em tragédia, o que só não ocorreu, graças mais uma vez ao preparo das equipes envolvidas.

Destaque para a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o SAMU, todos unidos ali em prol de um único ideal: salvar uma Vida, ainda que o autor tenha desrespeitado e quase complicado a situação, mas era uma Vida que precisa de apoio e de salvamento. 

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais