Olimpia 24 Horas

GUARACI - ´Pescadores` sem carteira são flagrados pela Ambiental pescando embarcados e com rede

Postado em: 27/04/2020

Na noite da última sexta-feira, 24, uma equipe de fiscalização da Polícia Ambiental de Barretos, por volta das 21 horas, durante patrulhamento embarcado pelo lago represado do Rio Grande, no município de Guaraci-SP,  de repente os policiais se depararam com três pescadores em uma embarcação praticando pesca com o auxílio de uma rede com 50 metros de comprimento.

Imediatamente os policiais decidiram chegarem juntos e fiscalizar a ação e documentação dos envolvidos.

Durante a fiscalização os policiais da Ambiental descobriram que aqueles três “pescadores” na verdade não possuíam registro como pescadores profissionais.

Questionados a orientados pelos policiais, segundo a PM Ambiental, eles relataram que estavam praticando a pesca apenas para o consumo próprio.

Mas, de acordo com a Instrução Normativa IBAMA nº 26, de 02 de setembro de 2009, o uso de redes é permitido apenas para pescadores profissionais, ou seja, os três estavam agindo de forma ilegal.

Diante dos fatos os três foram autuados em flagrante com a sanção de “advertência”, tendo em vista que ainda não haviam capturado nenhum peixe até aquele momento. 

Ainda como punição a embarcação, o motor de popa e a rede foram apreendidos pelos policiais ambientais.

Após o registro do caso como “Pescar mediante a utilização de petrechos não permitidos” os três “´pescadores” foram liberados pela Polícia.

ALERTA DO OLIMPIA24HORAS
Fica o alerta para outros que compram equipamentos ultra modernos, petrechos e saem por aí se dizendo pescadores. Cuidado! A Lei ambiental é uma das coisas mais sérias neste país e, antes de tudo, o melhor é se informar como proceder para praticar a pesca, seja ela qual for e onde for. Pense nisso!


QUALQUER DÚVIDA CONSULTE O SITE DA POLÍCIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO:

http://www3.policiamilitar.sp.gov.br/unidades/cpamb/

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais