Olimpia 24 Horas

GUAPIAÇU em parceria com a faculdade de medicina FACERES atende 3.500 pessoas neste 1º semestre

Postado em: 30/06/2022

Atendimentos foram realizados por meio das atividades que contemplam a integração ensino-serviço-comunidade desenvolvidas no Programa de Integração Comunitária PIC

As atividades de integração ensino-serviço-comunidade desenvolvidas no Programa de Integração Comunitária PIC do curso de medicina da FACERES em parceria com as secretarias de Saúde e da Educação do município de Guapiaçu, alcançaram mais de 3.500 pessoas atendidas no primeiro semestre de 2022.

Foram acompanhadas 32 famílias do município através de 88 visitas domiciliares.

As ações de promoção da saúde contemplaram o programa Saúde na Escola, que abordou os temas: gravidez na adolescência, acidentes na infância, sustentabilidade, prevenção do HPV e saúde integral da criança. Pela Estratégia de Saúde na Família e Equipamentos Sociais foram abordados: saúde e nutrição, luta contra o câncer, hipertensão arterial, uso racional de medicamentos e saúde da mulher.

A coordenadora da disciplina, responsável pelo trabalho desenvolvido, professora Fernanda Novelli Sanfelice, explica que as atividades buscaram alcançar os objetivos da integração ensino-serviço-comunidade. “O planejamento e delimitação das ações e projetos foram determinados a partir de reunião de pactuação com equipe gestora da saúde, da educação e indicadores de saúde do município de Guapiaçu, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com ênfase no ODS 3 “Saúde e Bem-estar”.

"A parceria possibilitou a realização de programas que geraram grande impacto na saúde e na educação de Guapiaçu, sem contar o impacto acadêmico no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes do aluno de medicina”, explica a coordenadora.

Entende-se por integração ensino-serviço-comunidade o trabalho coletivo, pactuado e integrado de estudantes e professores dos cursos de formação na área da saúde com trabalhadores que compõem as equipes dos serviços de saúde, incluindo-se os gestores, visando à qualidade de atenção à saúde individual e coletiva, à qualidade da formação profissional e ao desenvolvimento/satisfação dos trabalhadores dos serviços.

O diretor de Saúde de Guapiaçu, Bruno Henrique Ribeiro comenta que a parceria é fundamental para troca entre profissionais, pacientes e alunos. “Para nós é muito importante levando em conta o impacto que causa na comunidade como um todo. Os alunos têm o contato com o paciente, e para o município é importante abrir esse campo de estágio e os pacientes recebem atendimento integral”, reitera.

O período de desenvolvimento desse trabalho foi composto pela atuação em projetos com a comunidade voltados para a promoção da saúde, Programa Saúde na Escola, famílias assistidas por meio do PTS - Projeto Terapêutico Singular e de intervenções articuladas com as propostas das equipes de saúde.

“O resultado dessa integração e parceria resultou no fortalecimento do trabalho em equipe, acolhimento dos usuários, produção de vínculo entre eles e as equipes, responsabilização com a saúde individual e coletiva, atendimento das necessidades dos usuários, assim como a resolução dos problemas de saúde detectados no município”, afirma Fernanda.

Confira os dados:

Promoção da saúde / prevenção de doenças

Promoção da Saúde e do Empoderamento Feminino: 115 participantes

Dia da Saúde e da Nutrição – 115 participantes

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial: 348 participantes

Dia Nacional pelo uso racional de medicamentos: 91 participantes

Dia Mundial da luta contra o câncer: 98 participantes

Programa saúde na escola:

Mitos e Verdades sobre o HPV: 152 participantes

O papel da saúde na construção de um mundo sustentável: 752 participantes

Crescendo com segurança – Prevenção de Acidentes na infância: 387 participantes

Minimizando as diferenças sociais: prevenindo a gravidez na adolescência: 548 participantes

Promovendo a saúde integral de crianças e adolescentes no ambiente escolar: 910 participantes

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais