Olimpia 24 Horas

GUAÍRA - PM COMUNICA FORÇA TAREFA NO COMBATE À INCÊNDIOS E PEDE APOIO

Postado em: 26/09/2019

A Defesa Civil do Estado de São Paulo atua num conjunto de ações mitigatórias, preparatórias, de resposta e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar os desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social.

Em nossa região, o maior problema climático enfrentado é a estiagem, que é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas previsto para uma determinada temporada, podendo ocorrer, entre diversos outros problemas, um aumento do perigo de incêndios em matas, florestas e plantações.

Particularmente na região noroeste do Estado de São Paulo, estamos vivenciando um período de estiagem prolongado, caracterizado por dias muito quentes, secos e com ventos fortes.

Durante este período, a Defesa Civil Estadual atua em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente na Operação Corta Fogo, inclusive com a contratação de empresas especializadas no combate aéreo de incêndios em coberturas vegetais, de forma que estamos sempre monitorando e acompanhando os casos de incêndio na região.

 

Neste mês de setembro foram registrados diversos focos de incêndio no município de Guaíra e Miguelópolis, mais precisamente nas lavouras de cultivo de cana da Usina Colorado e Usina Açucareira Guaíra, os quais tomaram grandes proporções, ocasionando prejuízos econômicos, patrimoniais, ambientais (fauna e flora) e de saúde (respiratórios), havendo interrupção do fornecimento de energia elétrica devido à queda de postes, interdições de via devido à fumaça e exposição de vidas em risco devido ao fogo intenso.

Feito contato com o PAME – Plano de Auxílio Mútuo em Emergências, das quais fazem parte as Usinas Colorado, Guaíra e Alta Mogiana, realizamos um estudo das ocorrências e, com o auxílio do Policiamento Ambiental e Grupamento Aéreo da Polícia Militar estamos, desde a sexta-feira passada (dia 20) executando uma Força Tarefa para diminuir a probabilidade de novas ocorrências.

Além de aumentar o contingente para o combate de incêndio, começamos a trabalhar com informações e tecnologia, de forma que estamos utilizando um aparato de vigilância constante, contando com equipes de patrulhas dos pontos sensíveis, monitoramento por câmeras de alta resolução, drones, intensificação do patrulhamento pela Polícia Militar com o Policiamento Ambiental, Ronda Rural e Helicóptero Águia.

Do estudo realizado, elaboramos um roteiro dos focos havidos e, ao cruzar as informações colhidas, chegamos a identificar alguns veículos possivelmente envolvidos em incêndios criminosos.

Cabe destacar que nos termos do artigo 250 do Código Penal, causar incêndio expondo perigo à vida, integridade física ou patrimônio de alguém é crime, e confere ao transgressor uma pena de reclusão de três a seis anos, e multa, sendo que a pena aumenta em um terço se o incêndio for causado em lavoura, pastagem, mata ou floresta.

DENUNCIE CASO TENHA INFORMAÇÕES DE PESSOAS DISSEMINANDO INCÊNDIOS NA SUA REGIÃO
Por estes motivos solicitamos à compreensão e cuidado de todos, pois o grande prejudicado em um incêndio é a sociedade como um todo. Portanto, caso tenha informação ou presenciar tais fatos, denuncie à Polícia Militar através dos fones 190 ou direto na Companhia PM (17-3331.3881 / 3331.4362).

André Luiz Hannickel

                      Capitão PM – Coordenador Regional da Defesa Civil do Estado

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais