Olimpia 24 Horas

GRUPO TEREOS integra a Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios

Postado em: 07/06/2021

Lançamento foi realizado em evento on-line nesta segunda-feira, dia 7 de junho e trouxe a previsão das áreas suscetíveis aos incêndios em todo o Estado de São Paulo

A 7ª edição da Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios ganha novos parceiros e chega mais longe, levando educação, informação e prestação de serviço. O lançamento aconteceu em evento on-line, nesta segunda-feira, dia 7 de junho, às 10 horas, e contou com a participação dos parceiros da Campanha que, neste ano, além do setor privado, tem a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Pelo segundo ano, a Somar Meteorologia será contratada para a confecção diária do “Indicativo de Incêndios”. O Indicativo correlaciona as condições observacionais e de previsão de chuva em curto e médio prazo, umidade relativa, balanço hídrico e outras variáveis meteorológicas, apontando, com mais precisão, as áreas e regiões com maior potencial de risco de ocorrência e propagação de fogo.

Os mapas serão disponibilizados, diariamente, durante cinco meses, no hotsite da Campanha: www.incendiosprevina.com.br, e de forma proativa, nas mídias sociais da ABAG/RP e dos parceiros para alcançar o público em geral. Além disso, serão usados pelas equipes agrícolas e de prevenção aos incêndios dos participantes e, por meio da Secretaria da Agricultura, chegará aos produtores de todo o Estado, que serão alcançados via equipes de extensão rural.

Os mapas estarão à disposição de toda a imprensa que queira utilizar as informações. Essa inovadora ferramenta para a prevenção dos incêndios, mais uma vez, fará parte da previsão do tempo dos telejornais da EPTV, afiliada da Rede Globo, nas praças de Ribeirão Preto, São Carlos (Central) e Campinas, chegando a 157 cidades. Segundo Luciene Viegas, diretora-executiva de jornalismo da EPTV, a parceria iniciada em 2020 foi de muitos resultados, pois a possibilidade de antecipar o que pode acontecer para os telespectadores/internautas fez com que os riscos diminuíssem, e por isso foi renovada em 2021.

Comunicação e Educação

Todo o material de comunicação e educação, atualizados, como outdoorsbusdoors, placas de estrada, spots de rádio, vídeos e cartilhas, será usado pelos parceiros para levar a mensagem da prevenção de forma lúdica e amigável para diversos públicos, no campo e na cidade.

Mônika Bergamaschi, presidente do Conselho da ABAG/RP, e em nome de todos os parceiros, lembra que a Campanha é realizada durante o período mais seco do ano, quando historicamente a ocorrência de focos de incêndio é maior, sendo este o momento ideal para disseminar as informações. “Conscientizar e engajar toda a sociedade urbana e rural é o nosso grande objetivo. Este ano temos a satisfação de ter ao nosso lado, além dos nossos parceiros do setor privado, a Secretaria Estadual da Agricultura. Com todos engajados na prevenção aos incêndios, minimizaremos os prejuízos ambientais, sociais e econômicos”, disse.

Todos contra os incêndios criminosos

A Campanha deve trabalhar fortemente contra os incêndios criminosos que, em 2020, foram causas de grandes e pequenos focos de fogo ocorridos em todo o Estado de São Paulo, tanto na zona rural, quanto na zona urbana.

Para o setor canavieiro, que predomina na região de Ribeirão Preto, o fogo representou prejuízos materiais e ambientais. Prejuízos com a perda de áreas naturais, que haviam sido reflorestadas; a queima de cana antes da hora da colheita, o que diminuiu a qualidade da matéria-prima, e o fogo em áreas já colhidas, que inviabilizou a rebrota. Em muitas áreas foi preciso fazer um novo investimento em plantio.

O custo para prevenir os incêndios nos canaviais

A prevenção dos incêndios por parte das usinas só tem crescido nos últimos anos, segundo o Indicador de Investimento em Prevenção, divulgado em reunião do Grupo Fitotécnico do Centro de Cana, em outubro de 2020. 

O estudo foi feito pelo consultor Rubens Braga Jr, que recebeu informações de 92 unidades produtoras da região Centro-Sul, totalizando 3,3 milhões de hectares. O trabalho apontou investimentos na ordem de R$ 221.527.297,00, no ano de 2020, e o envolvimento de 5.150 funcionários exclusivos para esta tarefa, o que representa um investimento médio de R$ 67,93/ha, e mão de obra de 1,58 funcionário/1.000 ha. O custo na região de Ribeirão Preto é maior: são R$ 85,15/ha, e envolve 1,61 funcionário/1.000 ha.

Previsões para 2021

O ano de 2020 foi o segundo com mais focos de incêndios no Estado de São Paulo, foram 6.123, contra 7.292 de 2010, atingindo 111.295 hectares. As previsões não são boas para 2021 e especialistas apontam que o fenômeno La Niña deve enfraquecer e se neutralizar durante o outono (abril-junho), o que significa que todo o período do inverno no Centro-Sul do Brasil será mais seco do que o normal, e que as chuvas da primavera podem começar mais tarde neste ano.

Parceiros 2021

Graças aos seus parceiros, a Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios alcança todo o Estado de São Paulo. Os grupos sucroenergéticos levam a Campanha para todas as regiões em que estão as suas unidades industriais. Além disso, a Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), com suas 32 associações representadas, alcança 11 mil fornecedores de cana e extrapola São Paulo, chegando ao Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

ABAG/RP

Biosev;

COFCO Internacional

Ester Agroindustrial ;

Grupo Pedra Agroindustrial;

Grupo São Martinho;

Grupo Tracan;

Ipiranga Agroindustrial;

Orplana - Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil;

Socicana - Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba;

Tereos;

Usina Alta Mogiana;

Usina Batatais;

Usina Santa Fé;

Usina Santo Antônio/Grupo Balbo;

Usina São Francisco/Grupo Balbo,

Usina São João.


(Fonte: https://www.abagrp.org.br/campanha-de-conscientizaccedilatildeo-prevenccedilatildeo-e-combate-aos-incecircndios-ganha-novos-parceiros)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais