Olimpia 24 Horas

MEU AMIGO PET - DRA GRAZIELE BIJOTTI comenta sobre CARRAPATOS em cães. Veja!

Postado em: 29/03/2020 Por Dra. Graziele Bijotti

Olá pessoal! Meu nome é Graziele Bijotti, sou médica veterinária e na coluna desta semana vamos falar sobre as doenças que os carrapatos podem transmitir para os nossos cães...

Os carrapatos são pequenos aracnídeos ectoparasitas hematófagos, ou seja, são "bichinhos" bem pequenos que sugam o sangue dos nossos queridos cães, se reproduzem com facilidade e rapidez e são responsáveis por transmitirem várias doenças, e entre elas podemos citar a Erliquiose canina e a Babesiose canina.

A doença do carrapato, como ela é conhecida popularmente, se apresenta de duas maneiras:

A erliquiose que afeta e destrói os glóbulos brancos do organimos do cão infectado e a babesiose que age nos glóbulos vermelhos também os destruindo. Essas duas enfermidades são causadas por agentes diferentes mas também podem infectar o cãozinho juntas agravando mais ainda  o quadro clínico do animal.

O principal sinal clínico que o animal apresenta é a famosa "depressão", isso significa que aquele animal que antes era brincalhão e ativo, começa  a ficar mais quietinho e mais deitado. Além desse sinal clínico, o animal pode apresentar falta de apetite, mucosas pálidas e nos casos mais graves  sangramento nasal e anal.

Por isso é recomendado levar o seu cachorrinho ao veterinário para que ele possa ser diagnosticado através de exames específicos e tratado de forma correta. Nunca medique o seu animal por conta própria, isso é extremamente perigoso.

Tanto a erliquiose como a babesiose tem tratamento, mas depende do grau e da gravidade que o paciente se encontra. Quanto mais cedo o animalzinho for ao veterinário e obter um diagnóstico, mais chance ele terá de cura com o tratamento.

Como resolver o problema de carrapato em seus cães?

Existem medicações veterinárias próprias usadas para administrar no animal infectado por carrapatos. E além dessas medicações existem produtos próprios para combater esses ectoparasitas no ambiente aonde fica o seu Pet.

NUNCA, em hipótese nenhuma, passe um produto que é próprio para ambientes em seu cão, isso pode intoxicá-lo, fazer queimaduras em sua pele e até mesmo dependendo da quantidade que for usado no animal, pode até matá-lo. Seja um dono consciente e responsável, visando sempre o bem estar do seu animalzinho.

Obrigada e até semana que vem!
Graziele Bijotti/Meu Amigo Pet 

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais