Olimpia 24 Horas

MEU AMIGO PET - DRA GRAZIELE BIJOTTI comenta sobre a TOSSE em cães e gatos. Veja!

Postado em: 06/04/2020

Olá pessoal! Meu nome é Graziele Bijotti (Foto), sou médica veterinária e na coluna desta semana vamos falar sobre a TOSSE nos CÃES E GATOS...

A tosse dos canis ou  tosse canina, pode ter diferentes características e costuma estar associada a um tipo de problema.

As vezes o dono fica desesperado ao ver o seu cãozinho ou gatinho tossindo pela primeira vez, porque geralmente o animal fica parado, com o pescoço esticado fazendo aquele monte de barulho estranho dando a impressão de estar com falta de ar e  engasgado.

O  engasgo na maioria das vezes acontece depois do seu cão destruir um brinquedo ou depois de se alimentar. 

É muito importante observar que esse brinquedo não seja  grande deixando seu Pet sufocado com a língua e gengiva arroxeada fazendo com que fique sem ar ou se é um osso não  indicado para cães como por exemplo o osso de frango que quando quebrado na mordida ele forma vários fragmentos pontiagudos podendo realmente machucá-lo gravemente.

Se não for nenhum desses casos, a tosse pode ser produtiva e não produtiva.

VEJA VÍDEO ABAIXO DE UM CÃO COM TOSSE...


TOSSE PRODUTIVA
A tosse produtiva é aquela que vem acompanhada com sangue, catarro e geralmente esta associada a doenças respiratórias.


TOSSE NÃO PRODUTIVA
A tosse não produtiva é aquela que não se observa presença de sangue, catarro, não ouve aquela "ronquidão" pulmonar, e geralmente pode estar associada a processos alérgicos ou até mesmo em animais cardíacos.


"BARULHINHO DE PORQUINHO"
Existe um som também muito parecido com tosse que é o famoso "barulhinho de porquinho". É um tipo de tosse com um barulho diferente como se fosse realmente um porquinho fazendo barulhinho o que pode significar duas enfermidades chamadas de espirro reverso ou colapso de traquéia.


E OS GATOS? ELES TAMBÉM TOSSEM?
E os gatos? Eles também tossem?

Sim os gatos também tossem e geralmente as tosses estão relacionadas a doenças sérias como por exemplo, asma felina, broncopneumonia, neoplasias pulmonares, corpos estranhos (pneumonia aspirativa) e fibrose pulmonar.


Existem várias enfermidades que podem causar tosse em cães ou gatos, como uma doença infecciosa, cardíaca (em cães) respiratória, alérgica ou parasitária. Por isso é importante o proprietário do seu cachorrinho ou gatinho leve-o periodicamente ao veterinário, pois somente um profissional irá poder diagnosticar o problema do seu Pet corretamente.


UM EXEMPLO ENTRE TANTOS - esses dias o meu cão ficou doente e teve tosse. Ele tossia tanto que fazia com que ele vomitasse.

 

Depois de vários dias de medicações ele está bem melhor e em breve ele terá alta das medicações.

Obrigada e até semana que vem!
Graziele Bijotti/Meu Amigo Pet 

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais