Olimpia 24 Horas

GOVERNO DE SP lança programa para investir R$ 110 milhões em acessibilidade dos municípios

Postado em: 21/09/2021

"Cidade Acessível" vai ampliar ações de acessibilidade e inclusão em todo Estado, com investimentos nas áreas de esporte, lazer, infraestrutura e educação

O Governador de São Paulo João Doria prestou, nesta terça-feira (21), uma homenagem aos atletas paralímpicos do estado de São Paulo que representaram o Brasil durante os Jogos Paralímpicos em Tóquio. Doria também realizou o lançamento do programa "Cidade Acessível", que prevê parcerias entre as prefeituras e o Governo de SP, por meio das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional, para aquisição de equipamentos e desenvolvimento de obras que promovam a inclusão e a acessibilidade. O Estado fará um investimento total de R? 110 milhões no novo programa.

"Quero cumprimentar a todos, medalhistas e não medalhistas, porque todos representaram o melhor do esporte paralímpico de São Paulo e do Brasil. Todos são medalhistas para nós. Todos são campeões", destacou Doria. E além da homenagem, nós também estabelecemos aqui políticas públicas. O maior investimento já realizado aqui no Estado de SP, em qualquer tempo, no apoio aos programas para as pessoas com deficiência. São mais de R? 100 milhões em investimentos", completou.
 

Durante a cerimônia, 130 atletas e técnicos da Delegação Paralímpica Brasileira receberam a Medalha de Homenagem Esportiva do Estado de São Paulo. A homenagem aconteceu no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta terça-feira (21).

Dos 259 atletas que fizeram parte da Delegação, 136 são nascidos ou vivem no Estado de São Paulo. Dos atletas paulistas, 48 garantiram medalhas para o Brasil, que ficou em 7º lugar no ranking mundial. Os bons resultados alcançados por eles contribuíram para que o país chegasse à marca de melhor campanha em toda a história do Jogos Paralímpicos.
 

Cidade Acessível
 

O programa Cidade Acessível será desenvolvido por meio de parceria entre as secretarias de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Desenvolvimento Regional. Ele prevê investimentos do Governo de SP nas áreas de esportes, lazer, infraestrutura, educação e acessibilidade, de forma que os municípios paulistas tornem-se mais inclusivos.

O programa vai levar equipamentos em diversas áreas para as cidades paulistas. "Essa é a primeira vez no país que um Governo investe de uma só vez para atender as pessoas com deficiência em diversas áreas", destacou a Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão.

Os recursos serão aplicados em novos projetos de academias adaptadas e na aquisição de equipamentos como cadeiras anfíbias para acesso de pessoas com deficiência ao mar, cadeiras de trilha adaptadas e kits de tecnologia assistivas para alunos com deficiência visual da rede regular de ensino.

A Secretária ressaltou a importânciade levar as ações a todas as cidades do estado. "Hoje é uma tarde de entrega, e não só de medalhas. O Governador João Doria sempre reforça que as políticas públicas tem que chegar para as pessoas com deficiência de todo o estado de São Paulo", finalizou.

O programa também prevê a realização de convênios entre a SDR e os municípios para serviços de acessibilidade e adequação de calçadas.

"Neste momento estamos construindo um Estado mais acessível, mais justo e mais igualitário. Neste Governo priorizamos a vida e as pessoas acima de tudo", explicou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

As prefeituras já podem aderir ao programa, de forma celebrar os convênios e receber os equipamentos. Como contrapartida, o município deve contar com Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência formado e ativo. A adesão pode ser feita por meio do link: https://forms.gle/tEm67wF3K7NTb1R2A .

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais