Olimpia 24 Horas

GENINHO ZULIANI -Projeto cria programa emergencial de apoio ao setor sucroenergético brasileiro

Postado em: 26/05/2020

Proposta, elaborada pelo deputado federal, Geninho Zuliani, do DEM/SP, que é integrante da Frente Parlamentar do Agro, visa o fortalecimento da cadeia agrícola de cana-de-açúcar no Brasil

Brasília, 26 de maio de 2020 - Fortalecer a cadeia agrícola de cana-de-açúcar no Brasil, em crise desde o início da decretação de pandemia global por coronavírus, é principal objetivo de um projeto de lei, de autoria do deputado federal, Geninho Zuliani, do DEM/SP, protocolado nesta semana, pelo parlamentar na Câmara dos Deputados.

A proposta institui o Programa Emergencial ao Setor Sucroenergético Brasileiro e prevê a concessão de linhas especiais de crédito visando o financiamento da atividade empresarial em todas as dimensões possíveis, podendo ser utilizadas tanto para investimentos como capital de giro isolado e associado.

A proposta, que tem como público-alvo usinas produtoras de etanol, cooperativas de produtores e empresas de comercialização do biocombustível, prevê prazo para até 24 meses para pagamento e carência de seis meses, contados a partir da operação de crédito.

"Neste projeto, as linhas de financiamento poderão ser criadas pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco Nacional de  Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com 15% de cada financiamento custeado com recursos próprios das instituições financeiras participantes e o restante, custeado com recursos da União alocados no programa", frisa Zuliani.

Para dar subsídios ao programa, Geninho propõe ainda a transferência de 7.650.000.000,00 (sete bilhões e seiscentos cinquenta milhões de reais) da União para o BNDES para serem utilizados como aporte do programa.

"Com as medidas de isolamento social, extremamente necessárias para não estagnar o sistema de saúde brasileiro e evitar a disseminação do coronavírus, ocorreu queda considerável no consumo de etanol, com recuo de até 40% no preço nas bombas, sem contar a desvalorização do preço do açúcar no mercado nacional e internacional. Tais fatores levaram o setor sucroenergético a uma situação insustentável para toda a cadeia, daí a criação do programa", explica Geninho.

Segundo o deputado, um possível recuo maior no segmento pode influenciar tanto na produção de produtos químicos, como da alimentação, promovendo fechamento de inúmeras unidades produtoras, demissões em massa e agravamento da situação econômica entre os produtores agrícolas.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais