Olimpia 24 Horas

FRAUDES NO DETRAN E EM CNHs - Operação Delta Fake investiga fraudes em Olímpia e na região

Postado em: 20/06/2017

A operação Delta Fake, deflagrada na última segunda-feira (19), em Bebedouro, continua sendo cumprida na região. Até o momento, 29 pessoas prestaram esclarecimentos à Polícia Civil, sendo 16 mandados de condução coercitiva – forma impositiva de colher depoimentos – e 13 prisões temporárias. Três delas são funcionários do DETRAN que já estão afastadas dos cargos.

Segundo o Deinter-3 (Departamento de Polícia Judiciária), foram cerca de seis meses de investigação, a fim de desmantelar um esquema ilícito de “venda” de facilidades nos exames práticos para tirar CNH em sete cidades: Colombia, Barretos, Jaborandi, Olímpia, Colina, Guaíra e Bebedouro. Em Olímpia, segundo a Polícia Civil, um dono de auto escola foi detido durante a operação e ficará 5 dias preso em Bededouro, cidade sede das investigações.

Pela Polícia Civil de Olímpia participaram das investigações e prisões os investigadores Fabio Balthazar, chefe do SIG e Quilles.

Na casa de um dos suspeitos, R$ 10 mil em notas trocadas foram apreendidas, além de dois revolveres em um segundo endereço – este foi indiciado por porte ilegal de armas. Detalhes da operação, nomes, funções em que operavam e sexo dos presos ainda não foram divulgados.

Em entrevista ao A Cidade, publicada na edição desta terça-feira (20), o delegado João Osinski Junior (Foto) explicou: “Existia uma grande preocupação porque o foco do esquema eram habilitações D e E [para condutores de ônibus e caminhão, respectivamente]”.

Outro lado

Por meio de nota, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) informou que os servidores vão responder a processo administrativo. “Se forem comprovadas irregularidades, poderão ser exonerados”. Já as autoescolas possivelmente envolvidas no esquema poderão ser descredenciadas. O Detran reiterou o compromisso de combater qualquer irregularidade.

Significado

O nome da operação é alusivo ao fato de que Delta representa a letra “D” no alfabeto fonético da polícia, que corresponde a uma das principais categorias da CNH com suspeita de fraude.

Também há a suspeita de que os alvos da operação se identificariam como delegados para a conferência de supostos valores indevidos. No meio policial, contudo, os delegados de polícia são conhecidos como "Deltas".

Já o termo Fake significa algo que é falso ou é usado para definir um falso perfil em redes sociais.
Fonte: https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/politica/NOT,2,2,1254615,Operacao+Delta+Fake+13+foram+presos+suspeitos+de+fraude.aspx


O Detran emitiu uma nota sobre o assunto:

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informa que sete servidores do órgão foram levados para prestar esclarecimentos, assim como funcionários de autoescolas, durante  operação policial na manhã desta segunda-feira (19/6) na região de Barretos. O Detran.SP vem colaborando com a investigação criminal e continuará a prestar todo o apoio necessário. O Departamento de Trânsito reitera seu compromisso com o combate a qualquer tipo de irregularidade. No âmbito administrativo, se comprovadas irregularidades, os servidores responderão a processo administrativo e, ao final, poderão ser exonerados; parceiros, como autoescolas, poderão ser descredenciados. Como garante a Constituição, todos terão o direito a ampla defesa.

Assessoria de Comunicação Detran.SP


LEIA MAIS SOBRE AS INVESTIGAÇÕES NA REGIÃO...

Operação Delta Fake investiga fraudes na região

https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/cotidiano/policia/NOT,2,2,1254428,Operacao+Delta+Fake+investiga+fraudes+na+regiao.aspx

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais