Olimpia 24 Horas

FOLCLORE - Senado aprova título de Capital Nacional do Folclore a Olímpia

Postado em: 14/12/2017

O Senado Federal aprovou, na última terça-feira (12), no Plenário, o Projeto de Lei 6150/14, do ex-deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO), que concede a Olímpia o título de Capital Nacional do Folclore.

Um dos principais defensores da proposta de Mabel, e de Olímpia, foi o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP), padrinho político do prefeito Fernando Cunha. Em agosto, Sandro esteve presente no 53º Festival do Folclore a convite do prefeito e os dois discutiram a importância de agilizar a votação.

Na ocasião, o deputado, que visitou o Festival pela primeira vez, disse que conhecendo de perto a festa teve a real ideia de como o evento é fundamental para a preservação da cultura.

“Quando nós propusemos esse projeto para Olímpia ser a capital nacional do Folclore, eu não tinha dimensão do que era o Folclore aqui. O Brasil se reúne aqui em Olímpia e se encontra em Olímpia no Folclore. Com o apoio do prefeito, nós iremos reforçar os nossos contatos e até a festa do ano que vem teremos essa lei aprovada. Nós vamos priorizar essa votação e a sanção pelo Presidente, que por ser amigo do Prefeito, fará rapidamente”, se comprometeu Sandro, no dia 11 de agosto deste ano.

Na justificativa do deputado, o projeto traz que “há mais 50 anos o município realiza o Festival do Folclore de Olímpia que reúne mais de 80 grupos folclóricos e folguedos de todo país. Muitos deles sobrevivem graças à participação no evento. O Festival foi idealizado pelo professor José Sant´anna que, como estudioso do folclore brasileiro, realizava exposições sobre o tema na própria escola. Mas o evento tomou grandes proporções e hoje reúne mais cem mil pessoas entre moradores, turistas, pesquisadores e estudantes”.

“Com mais este passo importante, estamos cada vez mais próximos de ser oficialmente a Capital do Folclore, apesar deste sentimento já fazer parte do povo olimpiense. Agradeço o empenho e a influência política do Sandro Mabel, que conhece o potencial turístico de Olímpia e já recebeu o título de cidadão olimpiense por ser investidor da cidade, mas, este ano, pode ver de perto também o potencial cultural do município, que é um dos poucos do país a se dedicar ao folclore”, comemora o prefeito.

A proposta já havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados em 2014. Agora, ela segue para a sanção do Presidente da República, Michel Temer.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais