Olimpia 24 Horas

FLORESTAMENTO - Secretaria de Agricultura e Sindicato Rural oferecem curso em Olímpia

Postado em: 23/08/2019

Com o objetivo de apresentar aos proprietários rurais e profissionais da área as técnicas de restauração de áreas de preservação permanente previstas no Novo Código Florestal, será realizado um curso gratuito de florestamento.

A capacitação é resultado de uma parceria entre o Sindicato Rural de Olímpia e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), e conta com o apoio da Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Agricultura, Comércio e Indústria, e da Casa da Agricultura Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS - antiga CATI).

“O curso será uma oportunidade para a reflexão sobre diversos problemas ambientais, como por exemplo, as queimadas e o assoreamento dos cursos d’água”, destaca Camila Furquim, engenheira agrônoma da Divisão de Agricultura. “Ainda tem o propósito de oferecer conhecimento e incentivar os envolvidos a realizarem a adequação ambiental de seus imóveis rurais”, conclui.

A qualificação será ministrada nos dias 11, 12 e 13 de setembro, na sede do Sindicato Rural, das 08h às 17 horas, sendo composta por uma parte teórica e outra prática, em que será feito o plantio de mudas no Sítio Santo Antônio, no Bairro Bela Vista. Durante o curso, serão abordadas três técnicas de recuperação de matas que poderão ser aplicadas em áreas de mata, dependendo do estágio de degradação em que a mesma se encontra.

“Florestar significa plantar mudas nativas, diferente do termo reflorestar, em que se plantam mudas nativas e exóticas. O conceito de florestar não se limita ao plantio de mudas. O participante irá aprender como fazer a implantação de florestas, legislação, escolha e preparo da área, seleção de espécies, plantio de mudas e tratos culturais. Além disso, uma forma muito mais econômica é o uso de sementes, que tem apresentado bons resultados e a um custo menos elevado do que na utilização de mudas”, destaca a engenheira agrônoma Cahina de Camillo Silva, palestrante do curso de Florestamento do SENAR.

Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 30 de agosto (sexta-feira). Para participar é necessário apresentar as cópias de alguns documentos como RG, CPF e comprovante de residência, além de um telefone de contato. Mais informações podem ser obtidas no Sindicato Rural pelos telefones 3281-1279/3281-1374/3281-1447 (tratar com Franciele) ou na secretaria de Agricultura pelos contatos 3279-8909/3280-4930 (tratar com Camila).

Segundo o Sr. Osmar Antonio Lima, presidente do Sindicato Rural de Olímpia, o evento trará importantes informações. “Como os técnicos e agricultores estão no dia a dia nas áreas de produção e de preservação ambiental, eles sabem mais do que ninguém onde há maior necessidade de intervenção para a recuperação destas áreas”, destaca.

“Um espaço para apoio aos proprietários rurais através do desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente. Esta é a proposta da Secretaria Municipal de Agricultura, Comércio e Indústria da Estância Turística de Olímpia para a agricultura no município”, ressalta o secretário Sargento Tarcísio.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais