Olimpia 24 Horas

FESTIVAL LITERÁRIO online oferece 10 atividades gratuitas nesta segunda e terça

Postado em: 01/02/2021

Realizado pela casa de criar, de São José do Rio Preto (SP), através da Lei Aldir Blanc, FAL promove bate-papos, sarau, contação de histórias e oficinas

Em sua segunda edição, o Festival Ações Literárias (FAL) segue a todo vapor com sua programação neste início da semana, com sarau, oficinas, contação de histórias e bate-papos. Serão ao todo 10 atividades gratuitas e online entre esta segunda-feira, 1º de fevereiro, e a terça, 2. A programação pode ser conferida no canal do YouTube da casa de criar, de São José do Rio Preto (SP), que realiza o evento por meio da Lei Aldir Blanc.

O festival teve início no dia 29 de janeiro e homenageia o escritor e educador mineiro Rubem Alves (1933-2014), tendo como tema “Rubem Alves: a importância da educação dos sentidos”.

Entre os destaques deste início de semana, está o bate-papo, nesta segunda, às 20 horas, com Laerte Asnis, ator, diretor e produtor teatral. Ele fala com a idealizadora e curadora do festival, Carolina Manzato, sobre a essência poética de Rubem Alves, tendo como referência um de seus livros mais cativantes, “A Pipa e a Flor”, que em 1999 foi transformado em peça pelo Cia Teatro do Grande Urso Navegante.  

Outro destaque é o Sarau Bocas Malditas, programado para a terça-feira, 22 horas. O sarau irá reunir as escritoras e escritores que têm sua produção pautada pela literatura marginal Renan Chiaparini, Natália Nodari, Ana Iris, Diogo Cardoso e Pedro Tostes. 

O FAL acontece até o dia 7 de fevereiro, totalizando 58 horas de transmissão virtual e 38 atividades, envolvendo 50 artistas e trabalhadores da área cultural. O projeto foi um dos selecionados pelo Edital 06/2020 - Auxílio para Festivais de Culturas, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Todas as informações sobre a programação estão disponibilizadas no perfil @festivalacoesliterarias no Instagram e no https://fal.casadecriar.com.br/. Durante a realização do evento, o público poderá participar de sorteios de livros de Rubem Alves e de autores participantes do evento através do Instagram.


Sobre o homenageado

Escritor, educador e psicanalista mineiro nascido em Dores da Boa Esperança, Rubem Alves, em sua produção literária, contemplou, como leitores e leitoras, pessoas de diferentes momentos e abordou temáticas humanas que perpassam as mais diversas idades: tem muitos livros infantis, crônicas que abordam o cotidiano, a vida adulta, a velhice e a arte.

“Foi alguém com importantíssimas contribuições à educação, escritor de literatura em todas as suas potencialidades e perspectivas, que vislumbrava um mundo em que a educação compreendesse o ser humano como complexo, integral, sensível e emocional, absolutamente fruidor e produtor de arte, se respeitado em seus direitos desde a infância, em especial em seu processo educacional”, pontua a curadora do FAL.

SERVIÇO:

2º Festival Ações Literárias (FAL) - Rubem Alves: a importância da educação dos sentidos

Quando: 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2021

Onde: canal casa de criar no YouTube

Realização: casa de criar, através do Edital 06/2020 - Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto

Programação completa: https://fal.casadecriar.com.br/

Mais informações: @festivalacoesliterarias no Instagram

Grátis. Livre


PROGRAMAÇÃO 1 e 2 DE FEVEREIRO:

 

1 de fevereiro, segunda-feira

 

14H: OFICINA “CONTAÇÃO HOLÍSTICA DE HISTÓRIA”, com Akila Moreira

 

15H: OFICINA DE FANZINE, com juny kp!

 

18H: BATE-PAPO COM JANAÍNA LEANI (São José do Rio Preto/SP)

Uma conversa sobre o processo de escrita do livro "A menina que tinha medo de sonhar", possibilitando assim, uma reflexão sobre a inspiração que deu origem a história, e também sobre os medos e fantasias que povoam o universo infantil e de todas as idades. Mediação: Carolina Manzato.

Não é necessário fazer inscrição.

 

20H: BATE-PAPO COM LAERTE ASNIS: “A ESSÊNCIA POÉTICA DE RUBEM ALVES” (São Carlos/SP)

Com Laerte Asnis, ator, diretor e produtor teatral. Essa conversa sobre a essência poética de Rubem Alves tem como referência um de seus livros mais cativantes, “A Pipa e a Flor”, que em 1999 foi transformado em peça pelo Cia Teatro do Grande Urso Navegante. O livro e a peça retratam um pouco da natureza humana e conduzem o leitor/espectador por uma viagem com inúmeras paisagens provocativas, com inúmeras reflexões e múltiplos olhares sobre a vida. Mediação: Carolina Manzato.

Não é necessário fazer inscrição.

 

22H: PRODUÇÃO ESCRITA E LEITURA “PROTAGONISMO LGBTQIA+: ABRAM SEUS OLHOS, LIMPEM SEUS OUVIDOS”. Com Lucas Horas e DJ Basim.


2 de fevereiro, terça-feira

 

14H: OFICINA “CONTAÇÃO HOLÍSTICA DE HISTÓRIA”, com Akila Moreira

 

15H: OFICINA DE FANZINE, com juny kp!

 

18H: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “EMILUMAS AVENTURAS” (São José do Rio Preto/SP)

Com Fernanda Missiagia, atriz. Emilia, ou Emily, como prefere ser chamada, é uma menina que não gosta de livros, prefere o celular, mas se vê obrigada a visitar uma biblioteca com a sua escola e redescobre o amor pelos livros. A atriz usa a técnica de Kamishibai, com texto de Letícia Flores e ilustrações de Laura Barbeiro.

Não é necessário fazer inscrição.

 

20H: BATE-PAPO “A LUA DE ALICE” (São José do Rio Preto/SP)

Com Carol Petrolini, autora do livro “A lua de Alice”, e Laura Barbeiro, ilustradora. Elas falam sobre o processo criativo da obra. Mediação: Carolina Manzato.

Não é necessário fazer inscrição.

 

22H: SARAU BOCAS MALDITAS (São José do Rio Preto/SP)

Com Renan Chiaparini, Natália Nodari, Ana Iris, Diogo Cardoso e Pedro Tostes. Textos potentes e realidade desgraçada transbordando, uma noite suja, pessimista, niilista.

Não é necessário fazer inscrição.

 

Mini-currículos dos participantes do sarau:

 

Renan Chiaparini: Escritor e músico residente em São José do Rio Preto, já com um livro publicado pela editora MODO, de Campo Grande (MG), chamado 1° Ato. Escreve profissionalmente há 8 anos. Escreveu para inúmeros blogs, tendo como os mais importantes o "Blog Soul Santista", em que falava sobre Futebol, e na Revista Brasil Drummond (críticas sobre filmes e séries). Tem poesias e contos publicados em algumas revistas virtuais como Mallamargens e revista CULT da UOL. Como músico é compositor e cantor da Banda Trovalírica, banda essa que já participou de dois Festivais de música (2018 e 2019). Está prestes a lançar seu mais novo romance: Dentre todas as pessoas, eu prefiro as putas.


Natália Nodari: Apesar de ter cara de criança e voz de professora de jardim de infância, Natália Nodari é autora da página O Segundo Cu. Gaúcha, a não-tão-jovem escritora garante que faz parte de um seleto grupo de sulistas que não são completamente idiotas. Quando quer se gabar, Natália fala a cada cinco minutos que fez seu mestrado em Literatura na Universidade de Coimbra, em Portugal. Quando não quer, Natália só fica quieta - o que é raro.


Pedro Tostes: É poeta reincidente e insistente. Graduado Nos Rolês com PhD em Pilantropia Cultural. Seus crimes foram mais conhecidos como "o mínimo" (2003), "Descaminhar" (2008), "Jardim Minado" (2014) e sua mais recente contravenção, "Na Casamata de Si" (Patuá, 2018). Foi detido, averiguado e apreendido pelas autoridades por porte e comercialização de livros em prestigiosa Fresta Literária. Com a organização delituosa "Poesia Maloqueirista", entre outros crimes, editou a infame revista "Não Funciona", que realizou 20 golpes bem sucedidos com mais de 20 mil incidências literárias na primeira década do século. Apesar da aparência dócil e gentil, o indivíduo citado apresenta alta periculosidade. Sua cabeça está a prêmio. Caso o encontre, favor informar às autoridades.


Ana Iris: É poetisa primeiro, zootecnista depois. A doença do agro que assola sua vida. Com 26 anos e já no fim, seus poemas acabam sujos da terra, escravidão e uns hectares de pasto avançando com arvores deitadas. Das reações entre essas duas paixões (o agro e a literatura), “Cavia porcellus”, seu livro lançado em 2018, veio para todas vós Cavias possuidores de vozes não só suas.

-Porque são vozes as dos ratos e metzges (açougueiros), as de bruxas e cactos.

Não é simpática como nas fotos e escreve mais regularmente em seu blog ConchaPoema (conchapoema.blogspot.com).


Diogo Cardoso: O que se pode falar com alguém com esse nome? Sabe-se que Diogo vem do latim Didacus, isto é, instruído; e que também esse é um dos nomes do diabo, segundo o compêndio Grande Sertão: veredas. Já Cardoso, vem de cardo, e dessa planta se diz que sua existência apenas se deu após a queda do paraíso, ou seja, é uma planta infernal.  A pessoa que carrega esse nome nasceu sob o signo de capricórnio, representado bode. Diz-se ainda dessa mesma pessoa que é poeta, mas por não saber latim, é uma espécie de demônio que ocupa uma hierarquia menor no inferno. Em suma, alguém que existe sob o signo de lúcifer e saturno, só pode se tratar de alguém nada recomendável. Publicou um livro e uma plaquete: Sem lugar a voz (Dobradura, 2016) e Paisagem e pântanos (Baboon, 2019). Aviso importante: não lhe deem confiança!

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais