Olimpia 24 Horas

FESTA DO PEÃO DE BARRETOS - Ex-rainha dos rodeios faz campanha para valorizar mulheres na festa

Postado em: 20/08/2019 Por Marcelo Toledo/Folha UOL

BARRETOS (SP) - O ambiente é predominantemente masculino, mas as mulheres têm conseguido conquistar espaços no mundo dos rodeios. Uma campanha lançada na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos deste ano tem como objetivo fortalecer o feminismo e a inserção delas nesse universo em que os homens são maioria.

Ligia Malandri, 34, atua em campanha em Barretos pela valorização das mulheres - Ricardo Benichio/Folhapress

A #entrelaçadas, criada pela atriz Ligia Malandri, 34, ex-rainha da festa de Barretos (a 423 km de São Paulo), está distribuindo adesivos e bandanas no Parque do Peão e produziu quatro vídeos que estão sendo apresentados no estádio de rodeios.

Os filmes temáticos falam sobre respeito, inspiração, valorização e pertencimento e estão sendo exibidos nos telões nos intervalos das montarias.

“É um ambiente muito masculino, muito rústico. Apresentei a ideia em junho à diretoria, que a aprovou e passei a buscar apoiadores. Não queria algo que fosse exclusivo, mas inclusivo”, disse a atriz.

Na festa, as mulheres têm uma prova exclusiva para elas: três tambores. Mas elas também estão atrás dos bretes cuidando dos animais, como veterinárias, ou administrando o escritório de rodeio. Também são madrinheiras amazonas responsáveis por levar de volta competidores após suas montarias na arena, entre outras atividades.

“Tem de ser independente de gêneros. No ano passado, aqui na Festa do Peão, vendo a potencialidade, surgiu a ideia de trazer alguma coisa para cá, resgatando também a minha história, a minha origem”, disse ela, dona de um canal sobre feminismo na internet e rainha de Barretos de 2013, aos 18 anos.

Foram convidadas para os vídeos a cantora sertaneja Luana Marques, a rainha da festa, Larissa Ferreira, a jornalista Luciana Gomes e a veterinária Lara Prado.

A campanha passa pelo veto ao assédio, mas esse não é o único tema. “É algo além, pois buscamos pertencimento, ser inspiração uma para outra, mostrar as mulheres que elas estão em todos os lugares, ocupam todos os lugares e podem exercer essas atividades.”

Foram produzidos mais de 100 mil adesivos e 500 bandanas. Oito pessoas estão distribuindo o material nas ruas do parque e a aceitação, de acordo com a atriz, tem sido ótima. “Estávamos receosos, mas a receptividade está incrível, inclusive com homens colocando os adesivos.”

É o segundo ano seguido de campanhas do gênero dentro do Parque do Peão, recinto projetado por Oscar Niemeyer (1907-2012).

Em 2018, a “Não é não!”, desenvolvida por uma empresa, distribuiu 100 mil adesivos nas ruas do parque, utilizados pelas mulheres para tentar inibir o assédio masculino. Foi o primeiro rodeio do país a entrar na campanha.

A Festa do Peão de Barretos é um ambiente predominantemente masculino59% dos frequentadores são homens, segundo pesquisas da organização—, desde sua origem. A associação Os Independentes, fundada em 1955, surgiu a partir de um grupo de 20 amigos, sem nenhuma mulher como sócia, e continua assim até hoje.

Nas ruas do parque, práticas antigas, como laçar mulheres, foram vetadas há muito tempo, mas a paquera rola solta e é possível até se “casar” em Barretos.
(Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/08/ex-rainha-dos-rodeios-de-barretos-faz-campanha-para-valorizar-mulheres-na-festa.shtml)

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais