Olimpia 24 Horas

EXTERNAL BR/SPORT - Ação retorna aos gramados com o Paulistão 2019

Postado em: 21/01/2019 Por External BR/Sport

Já bate uma saudade das emoções nos gramados brasileiros? O Paulistão 2019 está a chegar e já pode apontar as datas em sua agenda: de 20 de janeiro a 21 de abril se disputará a competição que determinará o novo mandante do estado de São Paulo. Essa será a 118ª edição da competição organizada pela FPF (Federação Paulista de Futebol) que, na divisão principal, vai ter 16 times concorrendo.

Quatro grupos com 4 times cada, 12 rodadas, duas vagas por chave nas quartas e queda para os dois times que menos pontuarem. A estrutura do Paulistão 2019 será a mesma das últimas edições. De resto, a competição permitirá o acesso à Copa do Brasil 2020, assim como à Série D para times que não integrem nenhuma das divisões do Campeonato Brasileiro.

No lote de 16 participantes da competição, tem duas novidades: O Guarani, vice-campeão da competição em 2012 retorna à elite do Estado de São Paulo, assim como o Oeste, que não havia disputado a prova nessa competição nos últimos dois anos.

Assim sendo, estarão concorrendo Botafogo-SP, Bragantino, Corinthians, Ferroviária, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Oeste, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Brasil, Santos, São Bento, São Caetano e São Paulo.


Chaves sorteadas

Os times que integram uma mesma chave não se enfrentam uns aos outros, mas vale revelar a composição de cada grupo, uma vez que os times serão sempre rivais no acesso para efeitos de tabela final. As melhores odds para todos os encontros dos campeonatos Estaduais vão estar disponíveis na Betway Sports e é importante entender o alinhamento das chaves: assim, no grupo A, o Santos é o cabeça de série e partilha a chave com Ponte Preta, Red Bull Brasil e São Caetano. Já no grupo B, quem encabeça é o campeão brasileiro Palmeiras, junto com Guarani, São Bento e Novorizontino. O C é liderado pelo Corinthians e conta ainda com Mirassol, Ferroviária e Bragantino, ao passo que no D o "cabeça" é o São Paulo, junto com Botafogo-SP, Ituano e Oeste.

Após o final da fase de grupos, caso se verifiquem empates, os critérios de desempate seguirão a seguinte ordem: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, número de cartões vermelhoes, número de cartões amarelos e, em última instância, sorteio.

Para efeitos de alinhamento das quartas, o melhor time enfrentará aquele que tiver o pior desempenho, o segundo melhor com o segundo pior e assim sucessivamente. A decisão que vai ser novamente disputada em dois jogos está marcada para os dias 14 e 21 de abril.


A primeira rodada

O início do Paulistão 2019 está previsto para o dia 20 de janeiro, excetuando a possibilidade de ajuste de horários e datas. Entre os quatro "grandes" concorrentes, 3 estrearão na competição atuando em casa. O Corinthians vai receber o São Caetano, o São Paulo medirá forças no seu terreno com o Mirassol, e o Santos atuará como mandante diante da Ferroviária. O campeão brasileiro Palmeiras atuará fora de portas, na casa do RB Brasil.


Paulistão 2018

O ano não terminou nada bem para o Corinthians, time que teve uma prestação bem abaixo das expectativas no Brasileirão, mas o mesmo não se pode dizer da performance do "Timão" no início da temporada, no Paulistão 2018.

Afinal de contas, o Corinthians é o atual campeãodo Estado de São Paulo, uma vez que em 2018 conquistou nada mais, nada menos que o 29º título da sua história ao bater na final o rival Palmeiras. Com uma vitória por 1 a 0 para cada lado, a decisão foi arrastada para a marcação de pênaltis e aí foi o Corinthians quem levou a melhor ao triunfar por 4 a 1. De resto, não houve margem para grandes surpresas: os quatro "grandes" do Estado de São Paulo chegaram nas semis, com o Palmeiras a levar a melhor em relação ao Santos e o Corinthians a bater o São Paulo. Novorizontino, Botafogo-SP, Bragantino e São Caetano foram os outros quatro times que lograram o acesso à fase a eliminar.

O Corinthians cimentou seu estatuto de emblema mais titulado do Estado com 29 edições da competição no seu palmarés, mais sete que o Palmeiras, finalista vencido que não conquista o troféu desde 2008. O Santos é terceiro, com 22, sendo que a última final disputada pelo "Peixe" aconteceu em 2016. As últimas duas finais tiveram um denominador comum: o triunfo do Corinthians.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais