EURO2024 promete bastante emoção e equilíbrio
Postado em: 14/06/2024
A Eurocopa irá mobilizar fãs de futebol de todo o mundo ao longo dos próximos dias.
Como já se disse, afinal, a competição é uma Copa do Mundo sem Brasil e Argentina. E, considerando o retrospecto recente do Brasil, podemos dizer que é uma Copa do Mundo sem a Argentina.
Na atual edição, o equilíbrio promete ser uma das tônicas da disputa. Existe, sim, um favoritismo: o da França. Mas ele não é tão amplo assim. Há outras seleções que também chegam muito bem, como a Inglaterra, que provavelmente tem a geração mais talentosa de sua história.
Jogadores como Jude Bellingham, Harry Kane, Saka, Phil Foden, Grealish, Alexander-Arnold, Walker, entre muitos outros, colocam a Seleção Inglesa como uma forte candidata a ficar com a taça.
Em 2020, aliás, os ingleses chegaram muito perto do título, mas acabaram perdendo a decisão, nos pênaltis, para a Itália. A propósito, a Azzurra também pode surpreender ao longo da competição. Embora viva uma fase ruim, a seleção é muito tradicional e, por isso, tem totais condições de ir longe, assim como aconteceu na Eurocopa passada.
Alemanha e Espanha também têm muita tradição na Eurocopa – são, inclusive, as maiores campeãs do torneio, com três títulos cada. Dessa forma, ambas as seleções jamais podem ser desconsideradas quanto o assunto é favoritismo.
Há, ainda, outros países que contam com muitos craques no elenco e podem desafiar qualquer oponente. Como dizer, por exemplo, que Portugal não tem chances de conquistar o caneco? Uma equipe que tem à disposição jogadores como Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Rúben Dias e João Félix sempre será uma das favoritas.
Por fim, Croácia, Holanda e Bélgica certamente fazem parte da lista de candidatas ao título. E, claro, há sempre uma margem para que surpresas aconteçam. Quem apostaria no título da Grécia em 2004?
A Euro deste ano, portanto, deverá ser recheada de emoção, com grandes seleções se desafiando em uma disputa extremamente acirrada. As apostas no brasil, inclusive, mostram que há muitas perspectivas diferentes quanto aos principais candidatos ao título.
Até hoje, 10 seleções diferentes já levantaram a taça da Euro. Será que, em 2024, haverá alguma novidade na lista?
Campeões da Eurocopa
Alemanha: 3 (1972, 1980 e 1996)
Espanha: 3 (1964, 2008 e 2012)
Itália: 2 (1968 e 2020)
França: 2 (1984 e 2000)
Rússia: 1 (1960)
República Tcheca: 1 (1976)
Portugal: 1 (2016)
Holanda: 1 (1988)
Dinamarca: 1 (1992)
Grécia: 1 (2004)