Olimpia 24 Horas

ESTADO DE SP começa a vacinar crianças de 3 e 4 anos contra Covid-19 no Dia D de Multivacinação

Postado em: 18/08/2022

Ação especial acontece neste sábado (20) em todo o Estado e serve para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos para todas as vacinas

O Governo de SP promove neste sábado (20) um Dia D da Multivacinação para atualização da carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes e, também, começa a imunização das crianças de 3 a 4 anos para Covid-19. Com a doação de 328 mil doses de Coronavac pelo Instituto Butantan poderão se vacinar as crianças desta faixa etária com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas.

“O Dia D é uma oportunidade para os pais levarem as crianças e adolescentes para atualizar a carteira de vacinação, além da aplicação das vacinas contra a poliomielite e Covid-19. Estarão disponíveis mais de 10 tipos diferentes de vacinas e os profissionais dos postos de saúde irão conferir o cartão de vacinação para saber quais as doses necessárias”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn.

Durante o sábado, serão mais de 3.600 postos de vacinação, com mais de 26 mil profissionais da saúde envolvidos. Durante a semana, a imunização continua, com estratégias definidas por cada município. A campanha de multivacinação segue até o dia 9 de setembro e é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Nas primeiras semanas de campanha, que teve início no dia 8, foram aplicadas mais de 106 mil doses da vacina contra poliomielite, o que representa 4,5% do público-alvo. A ação contempla ainda a vacina BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente - contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b - também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.

SP conta com 9,1 milhões de crianças e adolescentes nesta faixa etária e os responsáveis devem levá-los aos postos de vacinação com a caderneta para que se confira se a imunização está em dia.

“O Dia D é uma oportunidade para que os pais que não conseguem levar os filhos para vacinar durante a semana protejam seus filhos. É fundamental que a caderneta de vacinação esteja atualizada para garantir crianças e adolescentes saudáveis”, explica a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de São Paulo, Tatiana Land D’Agostini.

Vacina contra Covid-19

No Dia D de vacinação também começa a vacinação das crianças com 3 e 4 anos de idade com comorbidades, deficiências, indígenas e quilombolas. Com a doação de 328 mil doses de Coronavac pelo Instituto Butantan, a campanha pode ser ampliada para todos os municípios do Estado. A Secretaria de Estado da Saúde realizará uma grande operação logística para entregar os imunizantes que chegaram nesta quinta-feira (18) para todas as regiões do Estado. As doses doadas serão utilizadas para primeira e segunda doses deste grupo prioritário em todo o Estado.

A pasta aguarda o envio de mais doses do Ministério da Saúde para a ampliação da vacinação para todo este público de 3 e 4 anos de idade. O Estado tem 1,1 milhão de crianças nesta faixa etária e a Secretaria da Saúde de SP já havia solicitado 2,2 milhões de doses para o Governo Federal para imunizar toda essa faixa etária.

O intervalo entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac deve ser de 28 dias. A recomendação é que, para o público de 5 anos, deve ser aplicada a vacina da Pfizer. Entre 6 e 11 anos, além da Pfizer, está aprovada também a CoronaVac.

“São Paulo é o Estado que mais vacina contra Covid-19. Temos 95% da população elegível com esquema vacinal completo e mais de 121 milhões de doses aplicadas. E, agora, avançamos em mais uma faixa etária para garantir a proteção da população”, afirma a coordenadora do Plano Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais