Olimpia 24 Horas

EMPREENDEDOR - 5 Dicas para montar seu Plano de Negócios

Postado em: 26/03/2020

Se você está pensando em abrir um negócio ou já é empreendedor, é importante ter um plano de negócio. Essa tarefa pode ser executada de maneira mais simples do que você imagina, já que hoje existem diversas ferramentas para facilitar para quem é empreendedor iniciante.

Imagem de William Iven por Pixabay 

Pequenos empresários imaginam que custa caro o desenvolvimento de um plano de negócios, mas não é bem assim. É bem interessante guardar um tempo do seu dia para desenvolver esse modelo de negócio, assim o empreendedor reduz riscos e possibilidades de perder dinheiro. Confira 5 dicas para montar o seu plano de negócios e evitar problemas.

1 - Tenha uma boa ideia em mente

Quando o objetivo é desenvolver um bom plano de negócios, é fundamental verificar se a sua ideia é uma oportunidade interessante. Existem diversos mecanismos para montar o seu, um deles é o Adobe Spark, ferramenta completa que certamente vai te ajudar com essa tarefa. Para que uma ideia seja considerada válida, é necessário montar um plano de negócio mais robusto.

Nessa reflexão é importante definir quem são os seus clientes, de onde eles vêm e porque buscam o seu serviço. Isso é algo importante para se manter ativo no mercado, o que fará ainda descobrir quais são os principais concorrentes e os fornecedores que podem ajudar.

2 - Desenvolva uma estratégia de marketing

O marketing plan ou estratégia de marketing é algo importante, para definir quais são principais produtos que a sua empresa irá trabalhar. A partir disso, é preciso definir todos os detalhes dos serviços oferecidos, se é uma fábrica de camisetas, diga quais são as cores, os modelos e outras questões pertinentes ao público-alvo.

Tente passar o máximo de detalhes possíveis sobre os seus produtos. É uma etapa que envolve ainda estratégias voltadas para promoções, precificação dos produtos e a maneira que será feita a abordagem.

É como se você tivesse um portfólio com os produtos que são comercializados pela sua empresa.

3 - Tenha um plano financeiro

Além de todas as estratégias de marketing, é preciso fazer o planejamento financeiro, ele é uma das partes mais importantes do plano de negócio, sendo fundamental para que sua empresa seja viável e renda lucro. Todos os gastos devem ser considerados.

O empreendedor deve ter consciência de que precisará de um capital para tocar as atividades. Utilize como base os custos iniciais, as despesas fixas e as receitas que serão obtidas, é preciso definir ainda o capital de giro, o fluxo de caixa e os lucros. No Adobe Spark todos esses números podem ser colocados em ordem, facilitando a gestão.

4 - Crie um plano operacional

Quando a ideia de negócios da sua empresa já estiver bem desenvolvida, é preciso definir uma forma de tirar tudo isso do papel, a ideia pode ser ótima, mas ela precisa ser executada de alguma maneira e para isso que serve o plano operacional, uma das partes do plano de negócio.

Serve para descrever toda a estrutura da sua empresa, como a localização, as instalações físicas e os equipamentos que são utilizados. O número de clientes atendidos é outro fator que precisa ser considerado, só que é difícil para descrever cada item de maneira minuciosa, ainda assim, é importante fazer.

5 - Mantenha o plano atualizado

Agora que você já sabe quais são as principais funções de um plano de negócios, desenvolva o seu e não esqueça de manter atualizado. Sempre que realizar algum investimento ou então seus lucros aumentarem, faça uma alteração. O documento deverá continuar sendo adaptado até mesmo depois que a empresa já estiver funcionando.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais