Olimpia 24 Horas

EMPINAR A MOTO: SP É O ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE INDENIZAÇÕES POR ACIDENTES COM MOTOS

Postado em: 11/08/2021

Pesquisa realizada pela Younder com motociclistas aponta alerta para a infração e destaca a importância da educação e capacitação desses condutores para conscientização sobre os perigos da prática. Veja abaixo vídeo mostrando um grave acidente ao empinar moto.   

Nem mesmo a pandemia conseguiu controlar o alto índice de infrações pela Cultura do Grau, prática de empinar a moto, nas grandes cidades. Segundo dados do Denatran, o volume de infrações relacionadas à condução de motocicleta ou similares por equilibrar-se em apenas uma roda aumentou 53% entre janeiro e abril de 2021, comparando ao mesmo período do ano passado. O crescimento da prática ‘do Grau’ colocou o tema no radar da Younder, empresa especializada em treinamentos corporativos voltados à mobilidade e segurança do Trabalho, do Grupo Tecnowise, que conduziu um estudo detalhado de como essa infração continua sendo uma preocupação dos condutores de motocicletas.


Índice do ‘Grau’ no Brasil

A pesquisa As dores e os motociclistas, realizada em 2020 pela Younder, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa de 1 mil tweets reportados pelos motociclistas, aponta o ato de empinar a moto como o segundo maior ponto de atenção (20%) e imprudência citada (18%). A Seguradora Líder aponta que, entre 2009 e 2020, foram pagos mais de R$ 3,8 milhões de indenizações às vítimas de acidentes de trânsito que envolvem motocicletas e ciclomotores. Os três principais estados com o maior número de vítimas pela infração do Grau são: São Paulo (402.021); Minas Gerais (384.072) e Ceará (375.977), respectivamente. De acordo com o Head de Inteligência de Mercado da Younder, Bruno Neves, “apenas o estado de São Paulo é responsável por 46,4% de multas por causa do Grau”.


Diminuição de incidentes depende de capacitação e educação

A Cultura do Grau é uma infração de trânsito gravíssima por ser um risco à vida. Quando um motociclista empina uma moto, ele coloca em risco a própria vida e a de outras pessoas, pois se a manobra de empinar a moto der errado, a queda pode levar o peso da moto contra o corpo do condutor, causando lesões profundas ou esmagamento. A prática pode ser ainda mais fatal quando realizada sem o capacete, o que também é muito comum. “Só em 2020 morreram, em média, 48 motociclistas por dia no país. Acidentes e imprudência fazem parte de suas rotinas e, dessa maneira, ações de educação e capacitação são extremamente importantes para empresas que contam com profissionais parceiros sobre duas rodas”, alerta Neves.

Para ajudar na capacitação através da conscientização de condutores, a Younder, empresa especializada em treinamentos corporativos voltados à mobilidade e segurança do trabalho, oferece novas experiências de aprendizagem por meio da tecnologia. O objetivo é ajudar os condutores a desenvolverem competências e habilidades técnicas a fim de preservarem vidas.

“A empresa possui diversos cursos direcionados aos motociclistas que ajudam, desde a mudança de comportamento de risco no trânsito, até a autogestão e inteligência emocional. Além disso, a empresa dispõe do uso do Simulador de Direção para Motos, ferramenta que dá suporte na capacitação de situações de riscos em um ambiente seguro e controlado”, finaliza Paula Tramborelli, Head de Produtos da Younder. 

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais