Olimpia 24 Horas

ELEIÇÕES 2020 mostram crescimento do DEM em todo o País

Postado em: 16/11/2020

Forte desempenho nas urnas reflete maturidade política e estabilidade partidária, afirma deputado Geninho Zuliani



Brasília, 16 de novembro -
 O Democratas foi a legenda que mais cresceu nas eleições 2020 em comparação com 2016. O partido - que tem como representantes nomes de destaque na política brasileira, como o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, o presidente do Senado, David Alcolumbre, o vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o deputado federal e vice-presidente do DEM em SP, Geninho Zuliani - elegeu 191 prefeitos a mais que quatro anos atrás, totalizando 459 prefeituras em todo o País, um crescimento de 70,9%. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O forte desempenho no âmbito nacional também se refletiu no estado de São Paulo, onde o Democratas foi o partido que mais cresceu no comparativo com sua própria performance em 2016, elegendo 18 prefeitos a mais. E o segundo com o maior número de gestores municipais eleitos, considerando só as eleições de 2020 (67). O partido tem ainda três prefeitos eleitos sob júdice, aguardando recurso, e outros dois com disputas em segundo turno, em Bauru e Piracicaba. Ou seja, ainda pode chegar neste pleito a 72 prefeitos paulistas eleitos.

Das capitais, o DEM conquistou três no primeiro turno - reelegeu Rafael Greca em Curitiba, Gean Loureiro em Florianópolis e Bruno Reis para suceder ACM Neto em Salvador -, no Rio de Janeiro está no segundo turno com Eduardo Paes, e ainda aguarda a definição do TSE sobre o Macapá, capital do Amapá, onde as eleições tiveram de ser adiadas por conta do apagão de energia no Estado – o partido concorre com Josiel Alcolumbre, que lidera as pesquisas.

Para Geninho Zuliani, o crescimento do DEM tem sido gradual e positivo, refletindo a maturidade política e estabilidade partidária da sigla. “Hoje o Democratas está mais maduro, é um partido independente. Não somos base, não somos oposição e não somos ‘centrão’: votamos em cima de uma agenda econômica que o partido defende há mais de 30 anos”, declarou.

Defensor da bandeira municipalista, Geninho foi um dos políticos mais ativos a levar o apoio do Democratas aos candidatos a prefeito e vereador em todo o estado de São Paulo durante a corrida eleitoral 2020. Visitou e recebeu representantes de mais de 150 cidades, como nos casos de Barretos e Bebedouro, onde os novos prefeitos Paula Lemos e Lucas Seren, respectivamente, filiados ao partido, assumem as prefeituras, assumem pela primeira vez o cargo, renovando a política local. “Esse desempenho demonstra a influência do Democratas e como as pessoas têm se identificado com as propostas do partido para o desenvolvimento do estado de São Paulo e do País”, afirmou Geninho.


VEREADORES

O DEM também foi o segundo partido em número de vereadores eleitos no Estado, com 690 representantes, e o segundo em evolução de vereadores na comparação com 2016, saltando de 530 há quatro anos para 690 em 2020, 160 representantes a mais.

Em todo o Brasil, o partido recebeu 8.300.989 milhões de votos, sendo o quarto mais votado, elegeu 4.308 vereadores, sendo o segundo em crescimento de vereadores eleitos - 1.404 a mais que do em 2016.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais