Olimpia 24 Horas

ELEIÇÕES 2016 - Candidata perdeu por um voto. É que pais dela votam em cidade vizinha

Postado em: 05/10/2016

Pais de candidata de Bom Sucesso de Itararé votaram em cidade vizinha. "Era a diferença da eleição. É preço que a gente pagou por ser honesto", diz

A candidata à prefeitura de Bom Sucesso de Itararé (SP) Léia (PTB), que perdeu a eleição pela diferença de apenas um voto no domingo (2), poderia ter sido eleita se os pais tivessem votado nela. Moradores de Itapeva (SP), cidade vizinha do município em que a filha mora, eles decidiram não transferir o local de votação. Para a candidata, ela ´pagou o preço´ por ser honesta.

“Se tivessem votado aqui era a diferença da eleição. Mas como a gente faz as coisas legais, é o preço que a gente pagou por ser honesto. Meus pais votam em Itapeva, minha família toda vota em Itapeva. Se houver alguma dúvida é só constatar. Graças a Deus a gente tem caráter”, afirmou em entrevista à TV TEM.

Candidata Léia (PTB) ri ao falar sobre voto dos pais. Ao lado o prefeito vencedor por apenas 1 voto, Luiz Humberto (PSDB) (Foto: TV Tem)

Léia afirma que está feliz com a aprovação dos eleitores. “De qualquer forma, essa derrota por apenas um votinho é sinal que o povo votou em peso. Perdemos a batalha, mas não a guerra. Ainda continuo firme. Acredito que na próxima eleição temos condições de ganhar.”

A candidata tem 48 anos, é funcionária pública, casada, tem dois filhos e avó de dois netos. Segundo ela, nasceu em Taquarituba (SP) e vive desde os 14 anos em Bom Sucesso de Itararé. Iniciou a vida política em 2000, quando foi eleita vereadora e exerceu o cargo até 2004. Em 2005, foi nomeada secretária de Saúde até 2008. No mesmo ano foi candidata vice-prefeita e perdeu. Tentou novamente em 2012 com nova derrota. Em 2016 ano foi candidata pela coligação “Unidos com o Povo”, com os partidos PTB, PRB, PV e PROS. O candidato a vice-prefeito foi Gentil (PRB).

Votinho lá de cima
O vencedor das eleições foi o candidato Luiz Humberto (PSDB). Ele recebeu 1.231 votos (43,82% dos votos válidos), enquanto Léia teve 1.230 (43,79% dos votos válidos). Foi a disputa mais acirrada no estado de São Paulo. No país, apenas outras seis cidades tiveram as eleições vencidas apenas por um voto.

Ao G1, o prefeito eleito contou que muitos “reivindicam” o voto decisivo, mas que na verdade a diferença é resultado de “forças superiores”. “Muita gente chega dizendo que mudou de opinião na hora e por isso ganhamos. Mas na verdade esse votinho veio lá de cima”, exalta Luiz.
Luiz Humberto tem 62 anos, é lavrador, viúvo, tem quatro filhos e avô de cinco netos. Segundo ele, nasceu e foi criado em Bom Sucesso de Itararé. Luiz começou a carreira política em 1996, quando foi eleito vice-prefeito até 1999. Foi novamente eleito vice-prefeito em 2012. Em 2016 foi eleito pela coligação “Bom Sucesso em Boas Mãos” com os partidos PSDB, PTN, DEM e Solidariedade (SD). O vice-prefeito é Pinheiro (SD).

Eleição
Bom Sucesso de Itararé fica a aproximadamente 350 quilômetros da capital paulista, tem 3,8 mil moradores, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 3,4 mil eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O munícipio teve sua emancipação política-administrativa em 1991. Até então, era um distrito de Itararé (SP).

Agora com a vitória, Luiz Humberto já planeja o futuro a partir de 2017. “Uma das principais propostas da campanha é a construção do nosso distrito industrial. A gente já conseguiu a área nessa gestão, agora falta montar o espaço para receber as empresas. O distrito é importante porque uma das maiores necessidades da nossa cidade é emprego”, conta.

"Perdemos a batalha, mas não a guerra. Ainda continuo firme. Acredito que na próxima eleição temos condições de ganhar"

Repercussão
A aposentada Luiza Virginia de Lima vive há 34 anos no município e nunca, na história da cidade, uma eleição tinha sido tão disputada. “Nunca vi e nunca ouvi falar que existiu isso”, comenta.
Quem apoiou o eleito, como o vendedor ambulante Claudinei Marques, diz ter ficado incrédulo quando soube o resultado. “Foi uma emoção muito forte. A gente votou bastante”, diz. Enquanto para quem apoiava Léia, como a funcionária pública Eliane Amaral Lima, resta o sentimento de frustração. “Aqui todo mundo sabe quem era 14. Eu estava lá na escola como fiscal e sabia quem votava 45 e 14”, lamenta.
Fonte: G1

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais