Olimpia 24 Horas

EDUCAÇÃO - O que considerar na hora de escolher a escola do seu filho?

Postado em: 18/10/2018

Conhecer a proposta pedagógica, estrutura física e os valores de cada instituição são os pontos principais

A proximidade do fim do ano marca também a fase de busca pela primeira ou de uma nova escola para os filhos. Quem já passou por isso ou está nessa odisseia, sabe que há muitos fatores para serem considerados, mas o melhor conselho talvez seja o de Celize Ogg Nascimento Domingos, coordenadora-pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do Colégio Marista Anjo da Guarda. “Não existe escola ideal. É preciso fazer escolhas com base no que é mais importante para a família”, recomenda. É claro que fatores como localização, preço e espaço são relevantes, mas tudo isso deve ser levado em conta juntamente com outras questões de maior importância quando o assunto é educação.

Para facilitar o processo e tornar mais assertiva a seleção nesse momento importante da vida da criança e da família, Celize elenca algumas dicas. A primeira e também principal orientação é listar as prioridades. “Colocar no papel o que é mais importante e relevante para o que se deseja para a educação da criança vai nortear a pesquisa e facilitar a busca”, orienta.

 

Entre os tópicos a serem considerados ela sugere analisar:

- quais são os valores familiares que devem estar presentes na escola? Avaliar como o colégio aborda a religiosidade, excelência acadêmica, formação humana, entre outros pontos, é um passo importante na hora de escolher a escola. A personalidade da criança também é um quesito importante para se considerar na hora de selecionar uma instituição de ensino.

- metodologia: entender como é a abordagem pedagógica da escola é de grande importância. Conhecer o espaço físico da sala de aula e como é usado, os tipos de avaliações realizadas e quem as elabora são pontos a se considerar. Como é o uso da tecnologia, como é feito o reforço pedagógico e a orientação de estudos também são questões essenciais na hora da visita à instituição.

- formação da equipe: os professores e colaboradores da escola devem ser capacitados para as atividades que exercem. Também é interessante avaliar qual é o número de alunos por turma e se há assistentes preparados para a faixa etária das crianças.

- como é o relacionamento? No dia a dia podem surgir dúvidas, conflitos e situações que pedem moderação e orientação dos profissionais da escola. Por isso é vital saber como esses assuntos são tratados na escola e se isso está alinhado aos valores da sua família.

- período integral ou ampliado? Se seu filho precisa passar mais de um período na escola, lembre-se de conhecer as atividades oferecidas no contraturno, como é a organização dos estudos, projetos etc. Aulas especiais e extracurriculares também precisam ser conhecidas, já que são igualmente importantes para a formação da criança. 

Por fim, após a escolha da instituição que mais se adequar às necessidades familiares, o ideal é solicitar um período de vivência para que a criança possa passar algumas horas na escola pretendida. Esse momento pode ser decisivo, pois pode trazer percepções importantes sobre os momentos da vida escolar, e influenciar a escolha final.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais