Olimpia 24 Horas

EDUCAÇÃO - Conselho Britânico faz balanço de projeto de educação aplicado em Olímpia

Postado em: 24/05/2017

Após dois meses de capacitação, o Conselho Britânico está de volta à Estância Turística de Olímpia para discutir com os professores e gestores da educação municipal os resultados do programa “Core Skills: educação para vida”, que trabalha as competências socioemocionais do século XXI.

Prefeito Fernando Cunha recebe Luis Felipe Serrao, gerente sênior do British Council, e a secretária municipal de Educação (SME), Maristela Meniti.

O projeto foi aplicado pela primeira vez no Brasil, com a participação de 76 profissionais da secretaria municipal de Educação e das escolas municipais “Professor Reinaldo Zanin” e “Dona Luiza Seno de Oliveira”.

Iniciado em março e com duração de 40 horas, o programa consistiu em discutir com os professores, coordenadores e supervisores de ensino as competências essenciais para o desenvolvimento dos alunos, transformando-os em indivíduos preparados para enfrentar os desafios do mundo atual. Os assuntos foram trabalhados pelas professoras do Conselho, Maria do Carmo Xavier e Renata Ferreira Munhoz, em dois módulos específicos, sendo “Pensamento Crítico e Resolução de Problemas” e “Comunicação e Colaboração”.

“Fazer esse piloto em Olímpia foi importante porque a cidade aceitou o desafio de ser pioneira e nós tivemos uma boa aceitação dos profissionais. Nós fizemos a formação dos professores, tivemos seis semanas de acompanhamento e, agora, voltamos para fazer o balanço de como o conteúdo foi aplicado. Os projetos desenvolvidos com o envolvimento dos estudantes foram muito interessantes, trabalhando mais o protagonismo dos alunos em sala de aula, incrementando métodos com o aspecto de se melhorar o que já é feito. Nós estamos muito felizes com o que vimos”, avaliou Luis Felipe Serrao, gerente sênior do British Council, durante encontro com o prefeito Fernando Cunha e a secretária municipal de Educação (SME), Maristela Meniti.

Além de Olímpia, cidades de outros seis países da América estão recebendo o projeto para formação de professores. Após essa fase avaliativa, o Conselho elaborará um relatório da aplicação do programa e deve apresentar os resultados finais à sede do instituto em Londres, no segundo semestre deste ano.

“Nós estamos tendo uma oportunidade única de sermos pioneiros no Brasil e, pelo que temos sentido, tem surtido efeitos positivos. Eu acompanhei as devolutivas e nós vemos que a maneira de trabalhar do Conselho é familiar para os professores, mas eles incentivaram ainda mais a coletividade e a oportunidade do trabalho integrado das disciplinas e dos alunos. Nós também tivemos a participação ativa das supervisoras de ensino e coordenadoras pedagógicas da SME que estão aplicando o conhecimento obtido para todos os professores da rede. Entendemos que o projeto trabalha o aprendizado tanto educacional como social, melhorando o desenvolvimento das crianças”, ressaltou Maristela Meniti.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais