Olimpia 24 Horas

DRONESHOW 2019: EVENTO EM SP REÚNE NOVIDADES PARA ÁREA DE SEGURANÇA, DELIVERY E SMART CITIES

Postado em: 21/06/2019

Começa na próxima terça-feira, 25, a 5º edição da DroneShow, um dos maiores eventos de drones do mundo. O evento que vai até o dia 27 de junho, será realizado no Centro Convenções Frei Caneca, em São Paulo. A feira irá reunir as principais novidades e lançamentos do mercados de empresas nacionais e internacionais para uso profissional e de lazer. Segundo um levantamento inédito da MundoGEO, empresa que organiza o evento, o setor de drones movimenta mais de R$ 1 milhão de reais, empregando mais de 30 mil pessoas.


NÚMEROS DE DRONES NO BRASIL E NO MUNDO:

Estimativa no Brasil de 100 mil drones. Sendo 70 mil drones cadastrados na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Dessa parcela 35% estão registrados para uso profissional.

De acordo com a Federal Aviation Administration (FAA), existem hoje nos EUA cerca de 277 mil drones. A expectativa é que esse número chegue a 830 mil até 2023.

Dados da Frost & Sullivan apontam um crescimento anual mundial do mercado de 33% até 2020 – com destaque para a África e América Latina que devem apresentar um crescimento ainda maior.

Segundo a consultoria PwC, o mercado global de drones pode chegar a 127 bilhões de dólares, valor que representa os setores de infraestrutura (41%); agricultura (26%); logística (10%); segurança (8%); entretenimento (7%); seguros (5%) e mineração (3%).


DESTAQUES DO EVENTO QUE RENDEM IMAGENS:
DRONE SALVA-VIDAS:

drone salva-vidas, da empresa gaúcha SkyDrones que possui sistemas de resgate SARtube (com boia auto inflável e software de aproximação e lançamento automáticos). O SARtube (do inglês Search and Rescue – busca e salvamento) é um sistema que pode ser acoplado a diversos tipos de drones e consiste de lançador e boia auto inflável, além do software pelo qual o aparelho se posiciona e lança automaticamente a boia, depois que o operador toca sobre a imagem da vítima no visor de seu controle. A boia infla logo que toca na água e serve de suporte para a vítima enquanto a equipe de resgate está a caminho. A principal vantagem é que a tecnologia pode ser instalada em drones menores e de baixo custo – no caso dos bombeiros brasileiros, modelos Phanton, da chinesa DJI. O mesmo drone já foi utilizado por bombeiros catarinenses  e pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Veja abaixo o vídeo do drone em operação


SMART CITY ESPAÇO INTERATIVO E DE REALIDADE VIRTUAL - VISITANTE PODERÁ VISITAR BH SEM SAIR DE SP

A XR.Lab traz para o MundoGeo Connect um app na Google Play (apenas Android) para que os visitantes do evento possam ter uma experiencia em Realidade Aumentada, dentro do universo das Geotecnologias.  Entre os destaques está o “Jogo Smart Cities”, onde os visitantes deverão encontrar quatro marcadores espalhados no andar do evento, que representam pontos importantes – como hotéis, restaurantes, monumentos culturais – no entorno da Praça da Liberdade, complexo turístico de grande relevância em Belo Horizonte. Quando os 4 targets são coletados, através de um QR Code, o usuário poderá ver a área da praça, com os seus principais pontos de interesse “levantados” em Realidade Aumentada. A marca dará um brinde por dia ao primeiro participante que vir ao nosso estande (ou do MundoGeo), com o aplicativo contendo todos os marcadores carregados. Vídeo que mostra como o app irá funcionar: 


DRONE PARA DELIVERY DE MEDICAMENTOS – STARTUP BRASILEIRA (ÚNICA NO PAÍS A OFERECER ESSE TIPO DE SERVIÇO)

No Brasil, um case de sucesso na área de delivery é o da startup SMX Systems, do paulistano Samuel Salomão. A empresa é a primeira e única a atuar, dentro da atual legislação, com o desenvolvimento de sistemas aéreos não tripulados (UAS) para o transporte e entrega de cargas leves. Em operação desde janeiro de 2018, a SMX realizou testes com o uso da tecnologia para melhorar a experiência das pessoas que vivem em propriedades localizadas às margens de rios ou de difícil acesso. A tecnologia e trabalho da SMX rendeu uma parceria com com o Grupo Elfa - composto por empresas varejistas e distribuidoras de medicamentos, juntamente com o laboratório farmacêutico Sanofi, para testes com a entrega de medicamentos com drones. Além disso a empresa vem recebendo periodicamente muitas demandas para desenvolver projetos e operações para as mais diferentes situações. Link com o vídeo: 


DRONE POLICIAL: EQUIPAMENTO TEM TECNOLOGIA PARA AJUDAR A IDENTIFICAR CRIMINOSOS

Entre os destaques da DroneShow está a presença da Black Bee Drones, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A equipe, que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias úteis para solucionar problemas do cotidiano com o uso de um drone, conquistou o primeiro lugar na International Micro Air Vehicle Competition and Conference (IMAV) 2018, realizada na Austrália, em 2018. Durante os três dias da DroneShow eles irão realizar algumas aplicações que são típicas da competição mundial e outros desafios que podem ser facilmente adaptados para situações do dia a dia. Entre as demonstrações estão: os drones para reconhecimento facial e de objetos. Estes são os mais comuns na resolução de problemas cotidianos, por exemplo, para identificar criminosos e durante perseguições de automóvel ou na fiscalização para controle do tráfego. O grupo também irá apresentar o projeto “Corda”, um algoritmo desenvolvido para o IMAV 2018, onde o drone deve “seguir” uma corda alocada no chão formando um caminho. O equipamento percorre esse caminho autonomamente, indicando o melhor percurso a ser seguido no trajeto. O público também poderá ver uma forma alternativa para controlar o drone: a aplicação de resposta a estímulos sonoros.


HACKATHONA – PARCERIA ENTRE A PREFEITURA E MUNDOGEO SELECIONA PROJETOS PARA O GEOSAMPA 2019

A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a MundoGeo, vai promover a premiação do concurso Hackatona GeoSampa 2019, uma maratona para desenvolvimento de ferramentas de análise, planejamento e gestão, aplicativos para a smartphones, tablets, entre outros, utilizando dados do GeoSampa – Portal de Informações Geográficas da Cidade de São Paulo, com objetivo de premiar os projetos desenvolvidos para facilitar e qualificar a vida dos cidadãos de São Paulo.

Os trabalhos recebidos serão avaliados em cinco quesitos:  Interesse público, Monitoramento participativo, Criatividade, Sustentabilidade e Qualidade técnica. Os melhores serão classificados e premiados, durante o MundoGEO Connect.  Os finalistas são:

- Descobrindo e mapeando a diversidade tipomórfica em São Paulo: em busca da inteligência coletiva na cidade espontânea por intermédio do ‘BigData’ disponibilizado pelo GeoSampa Fernando Gomes – Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

- Modelo de distribuição de arquivos estáticos do GeoSampa Thomas Len Yuba – São Paulo Urbanismo

- Rios DesCobertos – O resgate das águas da cidade Alexandre Sahade Goncalves – Estúdio Laborg


ARENA DE DRONES – SEJA  UM PILOTO NA DRONESHOW

O evento contará com uma arena de drones com atividades  de demonstração das aeronaves dos expositores da feira. Na ocasião, as empresas mostrarão seus equipamentos e soluções dentro da gaiola de drones, que é totalmente protegida por redes de segurança, isolando os drones do público. A arena terá 12x5m com 3m de altura, proporcionando até a demonstração de drones de grande porte. A arena terá 12x5m com 3m de altura, proporcionando até a demonstração de drones de grande porte.

O espaço contará também com um curso rápido para aprender a pilotar mini drones no Desafio de Drones, propondo uma atividade que visa iniciar o público nas técnicas de pilotagem através de uma brincadeira desafiadora e interativa.  Os minis drones utilizados nas competições serão dos modelos DJI Tello e o mini racing Eachine E013. O primeiro é um drone compacto, o comprimento e a largura, respectivamente, são de 9,8 cm e 9,2 cm, enquanto a altura é de 4,1 cm. Com apenas 80 gramas, o equipamento funciona com processador Intel Movidius Myriad, que permite pousar na palma da mão. Já o Eachine E013, é um mini racer drone fabricado pela Eachine (empresa chinesa), superleve e ágil. O drone acompanha óculos FPV (First Person View) que permite o usuário observar pela câmera instalada no equipamento, dando a sensação de estar dentro dele.  De acordo com os organizadores, o desafio é uma competição com dois participantes onde os jogadores deverão realizar um percurso com obstáculos até chegar ao local de pouso. Além disso, a Arena terá a demonstração de drones profissionais utilizados para pulverização na agricultura, inspeção de fachadas e oleodutos, segurança, mapeamento e delivery.


POR DENTRO DE UMA MINA
O público também poderá visualizar a Mineração de Brita no Vale do Paraíba em uma nuvem de pontos, que permite visualizar grandes quantidades de dados 3D.  Assim é possível criar modelos CAD em 3D para um modelo desenvolvido em área de Mina, para análise visual de técnicos especialistas sobre a caracterização mineralógica e estrutural do terreno. Este modelo pode ser aplicado em trabalhos de reconhecimento visual, instrução técnica e análise de risco. E por fim, a XR.Lab apresenta o “Serius Game” para Desktop,  um Jogo aplicado para treinamento de ambientação em área operacional na Mineração. Projeto de criação de um jogo para treinar profissionais em ambientação, para trânsito em área operacional, testando os conhecimentos teóricos adquiridos previamente: 


ESTAÇÃO DE BOMBEAMENTO EM 3D
Outra experiência interessante será a possibilidade de conhecer uma Estação de Bombeamento de Adutora em Minas Gerais, em Imersão em Realidade Virtual. O projeto foi desenvolvido para empresa de Engenharia e Recuperação Ambiental e o modelo gerado através do projeto real, permitindo uma imersão tecnicamente fidedigna e sendo utilizado em ações como revisão técnica de projeto; audiências públicas; debates com representantes da comunidade e aprovações de licenciamento de projeto. 


NÚMEROS DO EVENTO

  • 80 expositores (cerca de 40 da área de drones)

  • 200 palestrantes

  • 40 atividades

  • Público esperado de mil pessoas

  • 240 horas de conteúdo


DRONESHOW e MundoGeo Connect  2019

Maior e mais significativo evento do setor da América Latina

Quando: 25 a 27 de junho (terça a quinta-feira)
Horário de visitação de feira: das 10h às 19h30

Onde: Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – Consolação)

Informações: www.droneshowla.com

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais