Olimpia 24 Horas

DIA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO: especialista fala sobre os desafios para formação e atuação

Postado em: 06/08/2022

Pandemia transformou a atuação desses profissionais, trazendo novos desafios

Neste dia 06 de agosto é celebrado em todo o Brasil o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. A data foi instituída pela Lei Federal Nº 13.054, buscando a valorização dos profissionais que atuam no ambiente escolar e são os responsáveis por formar novos cidadãos e profissionais.

Assim como a maioria das profissões, a área da Educação foi profundamente transformada pela pandemia de Covid-19. A forma de ensinar e aprender mudou, e a atuação e formação desses profissionais precisam acompanhar todas essas tendências e novidades.

Na opinião da coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera, Ma. Verônica Cartoce, as profissões da área continuam sendo carreiras sólidas que oferecem grandes possibilidades. Os cursos de graduação em Pedagogia, por exemplo, contavam com mais de 815 mil inscritos segundo o Censo da Educação de 2019, o maior número entre os 20 cursos mais procurados.

“Sempre existirá demanda para educadores no mercado de trabalho, e com as rápidas mudanças culturais e tecnológicas pelas quais a sociedade passa, o profissional da educação precisa se adaptar às novas formas de ensinar e aprender e de interagir com os estudantes”, opina a educadora.

A seguir, Verônica aponta caminhos para que o profissional da educação se mantenha cada vez mais alinhado com as necessidades dos estudantes e tenha sucesso na carreira.


Formar novos professores

O Brasil possui mais de 2,5 milhões de professores (2,2 milhões na educação básica e outros mais de 380 mil atuando no ensino superior) e as carreiras da Educação podem ser excelentes opções de escolha profissional para a geração atual, pois o Brasil vai precisar dessa mão de obra no futuro próximo, gerando boas oportunidades no mercado de trabalho, tanto no setor privado, quanto no público, com os tradicionais concursos públicos, que sempre têm vagas abertas.

O incremento dessa nova força de trabalho pode contribuir também para reduzir o déficit de profissionais com formação específica em determinadas áreas do conhecimento, como Matemática, História, Biologia, Física e Química.


Digitalização da escola

Com a pandemia da Covid-19, a digitalização da Educação acelerou-se como nunca. A hibridez do ensino é uma realidade e os profissionais da área precisam dominar as tecnologias de comunicação, usando esses canais não apenas como plataforma para a transmissão do conhecimento, mas também parte do processo de aprendizagem, aproveitando todas as possibilidades que a tecnologia traz para tornar o ensino mais estimulante e atrativo para o aluno.


Soft skills

O educador forma cidadãos e, por isso, além de transmitir conhecimento ao estudante, ele precisa dominar também as chamadas soft skills, competências interpessoais, como a comunicação não-violenta e a inteligência emocional para lidar com o aluno no ambiente escolar.


Formação continuada
Assim como em outras áreas, o conceito dlifelong learning também cabe à Educação, ou seja, estar sempre se atualizando na profissão. Com as mudanças constantes da sociedade, o conhecimento se transforma todos os dias e assume novas facetas, portanto, o educador nunca deve parar de estudar, se aprimorando constantemente para uma melhor atuação. Essa, inclusive, é uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), vigente desde 2014: ter 50% dos professores do ensino básico no Brasil com nível de pós-graduação até 2024.


Carreira acadêmica

Outra boa opção para quem se forma em Pedagogia e Licenciaturas (e também outras áreas) é seguir para a carreira acadêmica, incrementando sua formação com especializações de mestrado ou doutorado, seguindo para a docência no ensino superior.

“Convido os jovens a conhecer mais as áreas de atuação da Educação. Além da docência, é possível atuar com gestão escolar, psicopedagogia, orientação vocacional, criação de materiais didáticos, consultoria pedagógica, entre outras”, finaliza Verônica.


Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a?Kroton. Para mais informações, acesse o site e o blog.


Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 1 milhão de estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 124 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.517 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais