Olimpia 24 Horas

DIA DO AMIGO - Transplante de Rim aproxima doador e receptor e transforma em grande amizade

Postado em: 20/07/2017

Roseli doou um rim para Cátia e agora são como mãe e filha 

Em 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo. Amizade pode ser definida como relação afetiva que envolve admiração, afinidade, carinho e amor fraterno. Mas, até que ponto alguém chegaria para exercitar e solidificar a amizade verdadeira? Na Fundação Pró-Rim, referência nacional em tratamento e transplantes de rins, este sentimento é uma constante. Histórias enternecedoras envolvendo vidas de pacientes passam por aqui. Roseli e Cátia protagonizaram uma história emocionante que salvou uma vida e serve como exemplo de amizade incondicional.

As amigas Roseli Behnke e Cátia Crispim no dia da doação

Em janeiro de 2011, a professora Cátia Crispim Rodrigues saiu da sua cidade, Dourados (MS), para passar férias com a família em Guaratuba, no litoral norte de Santa Catarina. Doente renal, ela pesquisou e descobriu que a hemodiálise em trânsito poderia ser realizada na Fundação Pró-Rim, em Joinville (SC), sem qualquer alteração no tratamento, além de garantir o período de lazer.

Foi durante estas sessões que ela se informou com as enfermeiras e entendeu que a possibilidade de fazer um transplante era real. Voltou para a sua cidade, mas devido à debilidade física decidiu retornar para Joinville seis meses depois, determinada a fazer o transplante. O marido licenciou-se do trabalho para acompanhá-la. Uma mudança radical na luta contra o relógio para salvar à própria vida.

O irmão mais novo, que a princípio seria o doador, foi descartado por falta de compatibilidade. A doença continuava avançando e Cátia cada vez mais debilitada precisava do transplante com urgência. “Naquele domingo o meu marido foi à igreja em que congregamos e ele deu um depoimento relatando o nosso drama. Na semana seguinte eu o acompanhei ao culto e fui confortada por várias pessoas, entre elas uma mulher que se disse disposta a me doar um rim. Agradeci, mas considerei aquele gesto como resultado de um momento de emoção”, detalhou Cátia.

Mas a mulher estava mesmo determinada a fazer os exames de compatibilidade e doar um rim o mais rápido possível para salvar a vida de Cátia. Era Roseli de Barros Behnke, funcionária de uma empresa de segurança, que em 2005 perdeu um filho de 20 anos em um acidente de trânsito. Ela conta que mesmo diante de tanta dor, naquele momento, autorizou a doação de todos os órgãos do filho. Agora, o cenário era diferente. Ela própria seria a doadora e em vida!

Em poucos dias, os exames confirmaram a compatibilidade entre as duas. Mas, surgiu a primeira dificuldade: a legislação brasileira só permite que a doação de órgãos entre vivos seja de aparentados, com algumas exceções. Imediatamente o advogado, Maycon Truppel Machado, comprovou no processo que tanto a doadora quanto a receptora frequentavam a mesma igreja e na crença fortaleceram os laços de amizade. Ou seja, as duas eram irmãs na fé, o que resultou neste ato generoso, humanitário, sem qualquer outro interesse. A sentença judicial foi favorável e o transplante aconteceu em 19 de abril de 2013 e foi um sucesso.

Para Cátia, “tudo o que aconteceu foi parte de um plano divino para me manter viva. Muito mais que uma amizade. Sinto pela Roseli uma gratidão eterna, maior que o mundo, afinal carrego uma parte dela dentro de mim. Ela agora é da minha família. Transformou-se em uma verdadeira mãe para mim. Me deu outra vida e agora cuida de mim, sempre preocupada comigo”. E acrescenta que em um futuro breve pensa em adotar um filho “e assim poder externar todo este amor que agora a vida me permite sentir”.

Roseli brinca ao definir o que aconteceu: “fiz um bom trabalho!” Para ela, “a Cátia é uma filha de rim, um amor incondicional. Eu que agradeço por me sentir uma pessoa melhor e conseguir transmitir isso, que mudou a minha vida. O que aconteceu conosco foi uma benção que vai nos manter juntas para toda vida, independentemente de qualquer distância” explica a doadora.


 Sobre a Fundação Pró-Rim (www.prorim.org.br): Referência nacional no tratamento e no transplante de rins, a Fundação Pró-Rim é uma entidade filantrópica com 30 anos de atuação. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil. É pioneira nos transplantes renais em SC e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1500 transplantes renais. Foi a primeira unidade de hemodiálise do Estado a receber o nível máximo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA – Nível 3). Recebeu o Prêmio Empreendedorismo Social pela Folha de S. Paulo e foi eleita pelo oitavo ano consecutivo pelo Guia Você SA como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais