Olimpia 24 Horas

DIA DA PESSOA IDOSA - CRAS I realiza evento para celebrar data com participação da Bandavin

Postado em: 13/10/2022

População do território da unidade prestigia o evento e recebe os usuários do CCI Marília, convidados para a atividade

A comunidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) I comemorou na terça-feira, 11, do Dia da Pessoa Idosa, celebrado no início do mês. As pessoas idosas e adultos que participam das atividades do CRAS I e do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Marília se reuniram em uma comemoração que animou a manhã.

A apresentação musical ficou por conta do time de peso da Bandavin, composta por pessoas com deficiência assistidas pela Associação Barretos Vida Nova (Abavin). O repertório certeiro para mandar embora a solidão levou o público a se mexer na sola da bota e na palma da mão. A coordenadora do CRAS I, Raira Muniz, destacou a parceria com a Bandavin. “Sempre atendem aos convites da secretaria. Trazem alegria, diversão e era exatamente isso o que a gente havia planejado para as pessoas idosas: uma manhã diferente, dançante, para todos poderem se divertir”, diz.

Presente no evento, a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta, ressaltou sobre o trabalho desenvolvido com as pessoas idosas pela prefeitura. “É muito relevante que ao longo deste mês a gente reforce às pessoas idosas a importância que têm em nossa sociedade. No entanto, é preciso que isso seja feito o ano todo, com demonstração de respeito e com dedicação a quem tanto já contribuiu. É o que a prefeitura tem feito, por meio dos CRAS, dos CCIs, com atividades voltadas à pessoa idosa todos os dias da semana”, comenta.

Os donos da festa

Antonio Velasco, 80, foi um dos poucos que não entrou na dança, contemplou sentado a apresentação, mas ao término fez questão de cumprimentar os integrantes do grupo musical. “É a primeira vez que acompanho uma apresentação da banda. Foi ótimo”, afirmou e reforçou os cumprimentos aos organizadores do evento.

Irene Aparecida Gouvea faz parte do grupo do CCI que foi participar da atividade especial. “Este ano está bom para a terceira idade, tudo funcionando direitinho para nós. Para comemorar este mês, estamos tendo limpeza de pele, manicure, uma viagem para Miguelópolis”, descreve. Irene conta que frequenta o CCI Marília desde a inauguração, destaca a pintura em vidro entre suas atividades favoritas, além da ginástica e a roda de conversa. “Já estive em apresentações da banda em outros anos. Foi muito bom”, pontua.

Maria Cristina Pereira dos Reis, 55 anos, também aproveitou o evento. Ela conta que estava em busca de informação sobre benefícios e é sua primeira ida ao CRAS. “Não sabia que tinha tudo isso. Recebi informações sobre o dia que tem atividade física e vou começar a vir”, diz.

Norilli Aricó de Souza, 64, já conhece os trabalhos desenvolvidos pelo CRAS. Atualmente, ela integra o time do Bolsa Trabalho. Colaborando no CCI Marília, acompanhou as pessoas idosas na atividade de hoje. “Só o prazer de trabalhar com o pessoal dessa faixa etária já vale à pena. Para mim, é muito bom e a bolsa me faz diferença”, relata. Norilli também destaca o aprendizado que o Bolsa Trabalho proporciona, com um curso. Em busca de mais aperfeiçoamentos, ela também cursa técnico na ETEC.

Bandavin

O ritmo dançante contagiou os presentes, mas a dançarina oficial da banda é a Lazara Prado, e ela mostrou o porquê. Dona Lazara não perdeu uma música. A dançarina disse que está na banda há cerca de cinco anos. “Também estou comemorando o Dia da Pessoa Idosa. Com 76 anos já é meio caminho andado”, afirmou. A dançarina de hoje comentou que trabalhava como enfermeira na cidade de São Paulo e aos 51 anos descobriu tardiamente que havia nascido com uma doença que afeta os olhos. “Já não havia mais como recuperar os nervos óticos. Temos que aceitar certas coisas na vida. A gente não acaba porque perde a visão”, ressalta.

Jeane Quirino Ferreira, 51, que deu voz a esta manhã, conta que a banda faz bastante ensaio. “Vamos em escolas, creches. Tem que ser um repertório variado. A proxima apresentação hoje é no Lar das Crianças. Para esse público são outras músicas”, relata.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais