Olimpia 24 Horas

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA será celebrado com atividades e homenagens em Olímpia

Postado em: 18/11/2019

A Estância Turística de Olímpia promove, nesta semana, uma programação especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado na quarta-feira, dia 20 de novembro. A ação é uma iniciativa da Escola Estadual “Alzira Tonelli Zacarelli".

O evento, denominado “Projeto Afros-Já”, tem coordenação da professora Sylvia da Matta e supervisão da diretora da escola Alzira, Eliana Bertoncello. A atividade conta ainda com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias de Assistência Social e Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.

A programação começa nesta terça-feira, dia 19, com oficina de danças africanas, na Casa da Cultura, das 10 horas ao meio dia, e oficina de produção de turbantes africanos, no CRAS I, no bairro Santa Ifigênia, às 19 horas.

As oficinas serão ministradas pela estilista Nyna Koxta, natural de Guiné-Bissau, que reside no Brasil desde 2012. Ela é formada em Modelagem, Corte e Costura; e Empreendedorismo Social e de Negócio.

Na quarta-feira, dia 20, haverá peregrinação nas escolas do município. Mais tarde, às 19 horas, será realizado um desfile de moda africana e apresentações artísticas, na Câmara de Vereadores.

Na ocasião, serão homenageadas personalidades que contribuem para a preservação da cultura afro-descendente: Magnólia Valério, fundadora da Associação Liberdade e Expressão Afro-Olimpiense-ALEAO; Capitão José Ferreira e sua esposa, Edna, fundadores do Grupo Folclórico Congada Chapéu de Fitas; Edward Marques da Silva, professor, compositor, músico e poeta, e a estilista Nyna Koxta.

Segundo o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Dr. Selim Jamil Murad, a semana tem o intuito de promover o resgate e a conscientização da importância da pessoa negra na vida, no cotidiano, na cultura e no sangue de cada brasileiro.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. 

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA EM OLÍMPIA (20/11)

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia informa aos olimpienses que o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, não é mais feriado no município desde o ano de 2015, de acordo com a Lei nº 3929, de 15 de abril de 2015, cujo projeto de lei foi de autoria do Executivo e aprovado pelos vereadores, na época. 

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsável:
Julio César Faria
Julião Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olímpia24Horas nas Redes Sociais