Olimpia 24 Horas

DESEMPREGO - Nível de desemprego na região de Olímpia e no estado de São Paulo

Postado em: 21/10/2015

Saiba como andaa taxa de desemprego em São Paulo, incluindo cidades como São José do Rio Preto, Icém, Barretos, Bebedouro e Catanduva.

O desemprego em São Paulo aumentou nos últimos anos. Em março deste ano a taxa de desemprego na região metropolitana do estado subiu de 17% para 17,2%, compreendendo 39 de seus municípios, o que inclui São José do Rio Preto, Icém, Barretos, Bebedouro e Catanduva.

De acordo com o PEA, em 2014, o número de pessoas à procura de emprego superou as ofertas de vagas. Só na região do ABC registra-se um aumento de até 16% em comparação com o ano de 2013. De acordo com as estatísticas levantadas, acredita-se que surgiram mais de 40 mil concorrentes, enquanto o número de postos de trabalho foi de 15 mil.

Em algumas cidades como Barretos e São José do Rio Preto, registra-se um aumento de 8% de acordo com os dois anos anteriores. Entretanto, mesmo assim, o quadro apresentado em 2015 revela 380 mil desempregados a menos em comparação com os últimos dez anos, período em que o Brasil apresentou mais de 2 milhões de desempregados, sendo que neste ano o desemprego caiu para 1,620 milhão.

Sob a perspectiva setorial, houve um recuo nos níveis de ocupação, decorrendo de quedas de 1,4% nos serviços, com eliminação de 71 mil postos de trabalho, além de mais de 6% na Construção e 1,2% na Indústria da Transformação. Mesmo com a criação de 8 mil postos de trabalho no Comércio de Conserto de Veículos e Motocicletas, isso não foi o suficiente para amenizar as quedas registradas nos outros setores.

Em cidades menores da Grande São Paulo, como Catanduva, por exemplo, a taxa de desemprego atingiu 8,1%. Já em cidades como Bebedouro e Icém, dentre outros setores, o setor que mais sofreu com a taxa de desemprego é o setor da agropecuária, com um número alarmante acima de 4 mil vagas. Desses 4 mil desempregados, cuja grande maioria trabalha em lavouras, apenas 30% a 45% consegue recolocação ou admissão em trabalhos temporários ou sazonais.

A maioria dessas vagas estão diretamente envolvidas com o setor da indústria - cerca de 11 mil delas. Nos serviços, acredita-se que foram abertas em torno de 9 mil ocupações e no setor de comércio houve uma queda de 5,8 mil empregos. O estado com maior taxa de desemprego continua sendo a Bahia, com mais de 12%. Na Grande São Paulo, o estado seguiu um caminho diferente em comparação com sua região metropolitana.

De acordo com um levantamento feito pela Fundação Seade, o desemprego da cidade de São Paulo caiu de 16,2% para 15,9% no mês de março. Há ainda alguns setores que, mesmo com a crise, mantém-se firmes e fazem o caminho contrário dos demais setores, contratando mais profissionais. São eles os setores de: tecnologia, saúde, educação, finaças e de vendas. Esses setores mantém-se aquecidos mesmo em meio à um cenário de crise e retenção de custos.

Está desempregado e à procura de emprego? Entre no site da Jobtonic e encontre centenas de vagas em diferentes áreas, com atualizações semanais.

Leia Também

Entre em Contato

(17) 99769-5656 WhatsApp

[email protected]

Jornalista responsavel:
Julio Cesar Faria
Juliao Pitbull - MTB 53113

Cadastre-se e receba
Informativos
Olimpia24horas nas redes sociais